quinta-feira, 15 de junho de 2017

Parque da Sementeira é opção de esporte e lazer em Aracaju




Professor de Educação Física da Rede Pública Estadual, 
Antônio Ferreira de Melo Júnior.

Dayse Alves frequenta o local há mais de 10 anos.
Fotos: Marcos Rodrigues.

Publicado originalmente no site da PMA, em 06/06/2017.

Parque da Sementeira é opção de esporte e lazer em Aracaju

O Parque Governador Augusto Franco, popularmente chamado de Parque da Sementeira, se tornou uma opção para quem pratica caminhada, corrida ou faz uso de atividades ao ar livre. Com 396.019 m², o espaço é administrado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Atualmente, é considerado uma das melhores alternativas na capital, quando o assunto é lazer e bem-estar.

Diariamente, o Parque pode ser utilizado por centenas de visitantes para a prática de atividades físicas e esportivas. É o caso da aposentada Dayse Alves, que frequenta o local há mais de dez anos. “Faço caminhada e corrida praticamente todos os dias. É muito bom exercitar-se ao ar livre, em contato com a natureza. Adoro fazer exercícios na Sementeira, seja sozinha ou acompanhada com amigas, porque é um lugar que transmite paz e segurança”, ressaltou.

O professor de Educação Física da Rede Pública Estadual, Antônio Ferreira de Melo Júnior, elogia o espaço. “Desde 2013, treino no Parque da Sementeira, jovens de 12 a 17 anos, com deficiência física, visual e intelectual. Fazemos paratletismo, corrida de velocidade, corrida de meio fundo, lançamento da pelota, arremesso de peso, lançamento de dardo, de disco e salto em distância. Tudo com tranquilidade. Por isso, treinar aqui é maravilhoso, porque além de seguro, tem o mesmo asfalto utilizado em corridas de rua”, explicou.

Na opinião da universitária Aline Brandão, de 23 anos, o local favorece a prática desportiva. “Eu e meu noivo corremos e fazemos caminhada. Para caminhar, a pista é boa, dá menos impacto do que na rua. Além disso, acho seguro, as luzes acendem sempre cedo e a paisagem é bonita”.

Moradora do bairro Jardins, Maria de Fátima disse que, antes de adotar o local como ponto diário, levava uma vida sedentária. “Eu não fazia nenhum exercício físico e agora faço caminhada todos os dias no Parque. Além de ser um benefício para a minha saúde, ainda é o meu momento de lazer porque passeio com o meu cachorro e também me encontro com amigas”, conta.

Espaço de Lazer

Além da estrutura para exercícios físicos, o Parque da Sementeira conta com parque infantil, campo de futebol, quadra poliesportiva, espaço com aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada, quiosques para piqueniques, sanitários, lagos, e iluminação adequada. “Os frequentadores podem contemplar também uma vasta área verde com mais de 112 espécies de árvores frutíferas, exóticas, floríferas e da Mata Atlântica. Uma atração à parte são as aves raras como pica-pau, arara pequenina, joão-de-barro, canário, gavião, coruja, rolinha-do-pará, entre outras”, ressaltou Sebastião Júnior, gerente-administrativo do Parque.

Horário de Funcionamento

O Parque da Sementeira funciona das 5h às 21h, de domingo a domingo. O acesso ao local, que é gratuito, é pela Avenida Jornalista Santos Santana, s/nº, bairro 13 de Julho.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário