sexta-feira, 30 de junho de 2017

Festa da Rua São João contribuiu para renda extra de ambulantes e comerciantes



Fotos: Felipe Goettenauer.

Publicado originalmente no site da PMA, em 29/06/2017.

Festa da Rua São João contribuiu para renda extra de ambulantes e comerciantes

Iniciados no último dia 24, os festejos da Rua São João não são apenas expressão da tradição que já dura 107 anos, são expectativa financeira para comerciantes e ambulantes que encontram no espaço um lugar fértil para boas vendas. Em seis dias de festa, milhares de pessoas passaram por uma das ruas mais conhecidas da capital, sobretudo na época junina, e movimentaram a economia local.

As opções de comida e bebida são diversas. Em cada uma das entradas da festa o que não falta é atrativo para o paladar. Desde os bares fixos da Rua São João, até as barracas montadas especialmente para a festa e os ambulantes que passam por todos os lados, o comércio se manteve aquecido no local.

Bem ao lado do quadrilhódromo, o bar da dona Acácia Costa funciona há cerca de 30 anos. O comércio é que o garante o seu sustento e também da sua família e ela garante que, durante os festejos juninos, com o movimento intenso, a renda cresce bastante. "Todo mês de junho eu tenho certeza que, ao final, terei pago algumas contas a mais. Fiquei extremamente aliviada quando soube que a festa iria acontecer porque sei que consigo tirar um a mais com as vendas no bar", afirmou a comerciante.

Neste ano, as festas da Rua São João tiveram como marca a apresentação e concurso de quadrilhas juninas e, enquanto os grupos se apresentavam, o movimento não parava, nem dentro e nem fora do quadrilhódromo. Quem ficou contente com toda a movimentação foi Aparecida Santiago que saiu da Barra dos Coqueiros somente para vender amendoim. Para ela, uma motivação que rende.

"Pensei bastante antes de sair da Barra e vir para Aracaju só para vender, mas, no final das contas vale a pena. Todas as noites eu fiz questão de vir para festa porque sei que vou vender muito, então, compensa a vinda. Todos os anos eu vendo na festa da Rua São João e pretendo vender sempre", contou.

Moradora da Rua São João, dona Maria da Conceição começava a se preparar no início da tarde para só vender à noite. A massa do acarajé tinha que estar bem fresquinha para agradar os clientes que preferiam outras opções além das típicas comidas juninas. "Para trabalhar à noite até meus vizinhos me ajudavam. Meio que todo mundo se envolve, inclusive meus netos. Vendi quentinha por muito tempo, agora que estou parada, encontrei na festa uma oportunidade de vender e ganhar um dinheiro extra. A expectativa é sempre a melhor possível e todos anos pretendo vim para cá e ajudar a  pagar as despesas de casa", ressaltou ela.

Para dar maior conforto e tranquilidade, não só para o público, mas também para os comerciantes, a Prefeitura de Aracaju, garantiu a segurança, através da Guarda Municipal, e a limpeza constante do local, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário