quarta-feira, 21 de junho de 2017

Festejos juninos nos equipamentos da Assistência...


 Eliane Aquino, vice-prefeita e secretária da Semasc.

 Lenilde Souza, usuária do CRAS Gonçalo Rollemberg.




 Luana Dias, coordenadora do CRAS Jardim Esperança.

A ornamentação dos espaços foram feitas pelos usuários
 e funcionários dos equipamentos.
Fotos: Danillo França.

Publicado originalmente no site da PMA, em 20/06/2017.

Festejos juninos nos equipamentos da Assistência fortalecem a autoestima da população

Junho é tempo de celebrar tradições tipicamente sergipanas. Para fortalecer a autoestima da população referenciada nos equipamentos da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semasc) iniciou as festividades de junho com muito forró e alegria na tarde desta terça-feira, 21.

Se Sergipe é o “País do Forró”, Aracaju é a capital desse país e os seus munícipes são forrozeiros de alma. A vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Eliane Aquino, visitou os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Esperança, Gonçalo Rollemberg e o abrigo Caçula Barreto, que montaram arraiás para recepcionar os seus usuários. Ela acredita que os eventos são muito importantes para o fortalecimento de vínculos dos referenciados com o equipamento que estão e com a própria comunidade. “O papel do poder público é de principalmente dar qualidade de vida à população e é isso que estamos proporcionando aqui. A alegria que essas pessoas provocam no coração da gente ao participarem de forma tão entusiasmada de um momento como esse é grande demais”.

A maioria do público que frequenta os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) é formado por crianças e idosos. Em eventos de cunho participativo como são os festejos juninos dos equipamentos essas crianças e idosos tem a possibilidade de confraternizar com seus pares através da música e da dança, por exemplo.

Outros fatores de destaque na celebração é a possibilidade de uma integração entre gerações diferentes e o baixo investimento financeiro. A coordenadora do CRAS Jardins Esperança, Luana Dias, explica como a festa é organizada. “Além do forró em si e das comidas típicas nós temos as recreações que unem idosos e crianças. As brincadeiras são da época dos nossos avós e para que as crianças saibam manipular os aparelhos é necessária a ajuda dos idosos. Sobre os custos do evento nós podemos dizer que eles são os mínimos possíveis. Toda a ornamentação do CRAS foi feita tanto pelos usuários como pelos funcionários da casa, o que torna a festa muito mais afetiva e significativa, além de não gerar grandes despesas para a máquina pública”.

Lenilde Souza frequenta o CRAS Gonçalo Rollemberg e vai fazer 70 anos. De trança nos cabelos e vestido de quadrilha multicolorido, ela diz como se sente durante as celebrações juninas. “Esse forró está muito animado. Esse tipo de festa é muito importante porque eu encontro com as minhas amigas e podemos brincar de forma saudável. Tá é danado de bom!”.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário