sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Luiz Antônio Barreto: exímio escritor sergipano

Imagem postada por MTéSERGIPE, a fim de ilustrar a presente homenagem.
Foto reproduzida do site infonet.com.br/cultura

Publicado originalmente no site LagartoNet, em 17 de abril de 2012.

Luiz Antônio Barreto: exímio escritor sergipano

A Equipe LagartoNet presta homenagens a um dos maiores sergipanos de todos os tempos, Luiz Antônio Barreto, lagartense que deixa uma lacuna incomensurável no âmbito cultural e social do nosso estado. Aos seus familiares e amigos, sobretudo ao seus companheiros da Academia Sergipana de Letras e do Núcleo de Saberes de Lagarto, o nosso mais profundo sentimento.

Singela homenagem prestada ao insigne conterrâneo lagartense, cuja publicação foi veiculada no jornal Cinform:

Luiz Antônio Barreto: exímio escritor sergipano.
Por Rusel Barroso*

Luiz Antônio Barreto, filho de João Muniz Barreto e Josefa Alves Barreto, nasceu em Lagarto (SE), em 10 de fevereiro de 1944. Estudou na Faculdade de Direito de Sergipe e na Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro. Apesar disso, tornou-se jornalista profissional, um verdadeiro amante da música e das letras.

Seu trabalho primoroso e de vanguarda coloca-o na seleta linhagem dos escritores brasileiros que, de forma admirável, se preocupam em preservar a cultura da nossa gente. Suas crônicas, entre outros artigos que vem produzindo ao logo de sua trajetória, têm contribuído para o resgate da história do povo sergipano, assim como, incentivado outras gerações a escrever inspiradas em seu trabalho sério e copioso.

Muitos dos seus textos nos remetem ao grande pensador da cultura brasileira, Dr. Sílvio Romero, que tributava parte do seu tempo para manter acesas as tradições populares do Brasil com seus estudos voltados ao folclore, de igual modo como o faz Luiz Antônio Barreto, ao mergulhar nas sendas da história de Sergipe, sem a preocupação de amealhar fortuna, unicamente no afã de manter a riqueza histórica de que Sergipe deve sempre se orgulhar.

Se do lado do Tejo, de Camões a Pessoa, o caminho é português, para além do Tejo, de Vieira a Guimarães, há a América e aqueles que, a exemplo de Luiz Antônio Barreto, cuidam da história com alento poético. Além de jornalista, escritor, pesquisador e de haver exercido inúmeras outras funções de relevo, como Secretário de Estado da Educação, Secretário de Estado da Cultura e Secretário de Estado da Comunicação, esse lagartense nutre seu carisma e continua a alçar voos no Brasil e além-fronteiras, um nome respeitado e lembrado por figuras ilustres do nosso país e do exterior.

A História da Academia Sergipana de Letras, de que Luiz Antônio Barreto é membro, ocupando a Cadeira nº 23, também registra, de forma irrefutável, a importância do seu trabalho para a sociedade, uma marca que se amplia ao Instituto Tobias Barreto, por ele criado e mantido com muita tenacidade e dedicação a uma das causas mais nobres, merecedora de aplausos: a cultura, não obstante, muitas vezes, a falta de reconhecimento maior do poder público e de grandes instituições, que bem poderiam estender a mão sem outros interesses.

Registre-se, ainda, que Luiz Antônio Barreto é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e gestor de outras instituições, a exemplo do Instituto de Documentação Joaquim Nabuco (Brasil) e o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (Portugal).

Enfim, falar da brilhante contribuição dada por Luiz Antônio Barreto à preservação de nossa história e, por conseguinte do Brasil, enche-nos de altivez ao enfocar a trajetória de um dos mais ilustres e profícuos pensadores sergipanos.

*Escritor e pesquisador lagartense, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, da Associação Sergipana de Imprensa e do Comitê Gestor da AGES.

Texto reproduzido do site: lagartonet.com/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário