sábado, 14 de janeiro de 2017

Música para ler, ver e aprender


Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 29/07/2015.

Música para ler, ver e aprender.

Manifestações culturais tiveram seus sons descritos em palavras, transcritos em partituras e registrados em imagens.

Por: Gilmara Costa/ Equipe JC

Ensino sonoro a partir do conhecimento da diversidade de elementos musicais e extramusicais presentes nas coloridas quadrilhas juninas, no mela-mela carnavalesco de Neópolis e no tradicional Samba de Coco da Mussuca, é a proposta do livro “Educação Musical através das manifestações culturais de Sergipe”, organizado pela professora doutora Rejane Harder, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foram quatro anos de pesquisa com a participação de bolsistas do curso de Música da universidade para a captação de sons, imagens e conhecimento que se harmonizam em 155 páginas, possibilitando o aprendizado de 12 tradicionais expressões populares e seus variados tons que fazem a rica cultura sergipana. É uma obra para se ler, se ver, conhecer e se fazer ouvir. Isso mesmo. É que junto com o livro, foi desenvolvido o vídeo “Do Agreste ao Sertão: incursões pela música sergipana”.

“O livro é resultado do trabalho do Grupo de Pesquisa “Manifestações Musicais de Sergipe”, que, nos anos de 2010 a 2014, estudou diferentes manifestações culturais típicas deste estado, doze das quais estão retratadas nesta edição. O trabalho foi desenvolvido por dezenas de bolsistas do Curso de Licenciatura em Música UFS. Estes alunos se dividiram em duplas ou trios e alguns atuaram sozinhos. O processo de captação das informações contidas no livro e no vídeo “Do Agreste ao Sertão: incursões pela música sergipana”, que acompanha o livro, se deu através de entrevistas com os líderes e integrantes dos grupos, da assistência a ensaios e apresentações dos grupos estudados, bem como através de fotografias e da captação de áudio e vídeo. Na fase final tivemos dezenove alunos e dois professores participando diretamente da redação dos 12 capítulos e da transcrição dos áudios, bem como das sugestões de aulas a partir das manifestações musicais estudadas. Além da minha participação, contamos com a participação do professor Me. Alessandro Pereira da Silva que fez a revisão das transcrições musicais”, explicou a professora.

Bacamarteiros, do povoado Aguada; o Batalhão, de Rosário do Catete; o Samba de Coco da Mussuca; a Taieira, de Laranjeiras; as bandas marciais; o Aboio e a Toada, do município de Porto da Folha estão entre as 12 manifestações musicais presentes no livro. “Os sons estão descritos na forma de palavras, transcritos na forma de partituras e registrados em fotos dos grupos cantando, dançando e tocando seus instrumentos musicais. Ao ler o livro você pode imaginar os sons do Trio Pé de Serra, do Frevo, presente no carnaval de Neópolis, do Grupo Ilariô de Pirambu. Ainda estão presentes no livro a Quadrilha Junina, o grupo de o Grupo São Gonçalo da Mussuca e ainda as Bandas de Pífanos. Esses sons você pode ouvir no DVD “Do Agreste ao Sertão: incursões pela música sergipana” que acompanha o livro. Além disso, dezenas de músicas regionais que integram o DVD foram transcritas e suas partituras também fazem parte desta edição”, destacou a organizadora da obra.

A publicação ainda não tem data para ser lançada, mas já tem planos traçados para chegar às escolas do Estado e também em outros lugares do País. “A primeira finalidade do livro é didática, ou seja, foi projetado para ser utilizado nas aulas de Música nas escolas. Nele, contém ainda sugestões de atividades de Criação (Composição e Improvisação) a partir do material musical e extramusical apresentado. A parceria entre o livro e o DVD amplia as possibilidades de ferramentas a serem utilizadas pelo educador musical na sala de aula em atividades interdisciplinares, devido às informações histórico-geográficas apresentadas neste material didático. Estamos planejando nos reunir com o secretário de estado da Educação, Jorge Carvalho, que já nos apoiou na publicação deste livro quando esteve à frente da Segrase e também com secretarias municipais de educação visando a publicação de muitos volumes para que milhares de alunos possam ter o privilégio de entrar em contato com o mesmo. Queremos também levar o livro a encontros nacionais e internacionais de Educação Musical e outros”, disse a professora doutora Rejane Harder.

A motivação e pesquisa

Segundo a professora doutora Rejane Harder, a ideia do livro foi motivada pelo estudo de importantes filósofos e sociólogos da Educação Musical, tais como Lucy Green e Keith Swanwick, entre outros, sendo a ideia inicial era desenvolver um conteúdo programático.

“Primeiramente, nos veio a ideia de elaborar um currículo em música - uma espécie de programa em que constariam os conteúdos que ensinaríamos, em uma determinada sequência, bem como estratégias pedagógicas a serem adotadas - que fosse o mais adaptado possível aos alunos da rede pública de Sergipe. Começamos então a desenvolver uma pesquisa bibliográfica. Dentro da Filosofia da Educação Musical, as pesquisas foram fundamentadas no conceito de “Currículo Praxial” de David Elliott, de acordo com o qual o ensino de música deve ser uma aproximação de culturas musicais. O que mais nos impressionou na leitura de Elliott foram as seguintes palavras: “Um Currículo Praxial em música deve ser deliberadamente organizado para engajar estudantes em ações musicais (...) com uma íntima aproximação das reais culturas musicais. O Currículo Praxial imerge estudantes em projetos de fazer música que envolvem os padrões musicais, tradições, saberes a respeito das mesmas (...)’”, frisou.

E foi pela busca e real imersão nas manifestações de Sergipe que o livro se concretizou, possibilitando que leitores aprendam a música através das expressões culturais e que estas sejam conhecidas através da música. “Acreditamos que este material irá contribuir para que os alunos e professores da Educação Básica de Sergipe tenham um contato mais próximo com as expressões culturais do seu estado e que - considerando a importância de conectar os estudantes com as músicas das diferentes culturas do mundo, como nos ensinam os pensadores da música - o livro “Educação Musical através das manifestações culturais de Sergipe” poderá contribuir também para que professores de música e alunos de outros estados do Brasil, bem como de outros países possam ter acesso à parte da rica cultura musical do Nordeste brasileiro”, afirmou Rejane Harder.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário