quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

‘Poesia da Vida’ - livro do poeta sergipano João Brasileiro


Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 16/01/2017.

‘Poesia da Vida’ será lançada na próxima quarta-feira.

Nova obra da Edise celebra leveza da vida.

É com leveza que vida e poesia se confundem no primeiro livro do poeta sergipano João Brasileiro, “Poesia da Vida”, que será lançado na próxima quarta-feira, 18, às 18h, no Café da Gente, localizado no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, em Aracaju.

A obra publicada pela Editora Oficial do Estado de Sergipe (Edise) apresenta temas cotidianos. A coletânea de poesias é a celebração da vida com impressões do autor sobre tudo que lhe causa encantamento.

Da visão do jorro das águas de uma cachoeira às reflexões sobre existência, a métrica de João transita entre o amor, o feminino, a solidão, a natureza, as relações, a espiritualidade, as intuições e tudo mais que é ou vira poesia. No prefácio, José Mário diz que a obra “nos convida a sentir a vida tão quanto cada um deseje”.

João Brasileiro, atualmente com 55 anos, despertou para a literatura ainda menino, aos 14. “Eu lia na adolescência o que era cobrado no Ensino Superior”, conta sobre a precocidade. Aos 16 começou a escrever e, desde então, a inspiração é o que o mantém vivo.

As poesias foram uma espécie de mapa de si mesmo feito por João para registrar e posteriormente analisar sua forma de sentir naquele momento. “Surgiu a elucubração de eu ficar louco e eu tinha esses textos para ler e ver como eu pensava, como João e Maria, que fizeram o percurso que migalhas de pão”, revela.

Além de poeta e entusiasta das lutas por uma sociedade mais igualitária, João é professor de redação e literatura da rede estadual de ensino. Também está na direção da Escola Estadual Rural Educador Paulo Freire, em Quissamã, em Nossa Senhora do Socorro (SE).

Fonte e foto: Ascom Segrase

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário