segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

XVI Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário, em Japaratuba

Foto: divulgação.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 19/01/2017.

Apresentações do Festival de Artes encantam público
Público lotou as escadarias da Igreja Matriz de Japaratuba

A terceira noite do XVI Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário foi marcada pelo grande público que lotou a escadaria da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, em Japaratuba. Nesta terça-feira, dia 17, turistas e japaratubenses puderam prestigiar, em cada apresentação cultural, diversas manifestações tradicionais do município que fica localizado a 54km de Aracaju. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos.

A edição de 2016 [que segue até o próximo sábado, dia 21] conta com uma programação vasta, incluindo grupos de dança, teatro e folclóricos -- além de shows musicais que atraem centenas de pessoas por dia. Higor Hernandes é natural da cidade, mas, há muitos anos, mora fora do País. Porém, basta o mês de janeiro chegar, que ele vem à cidade natal para rever a família e participar do Festival. “Eu venho justamente nessa época porque amo nossa tradição e faço questão de valorizar aquilo que vem de minha terra”, destacou.

E o amor pela cultura local é tanto que, este ano, o japaratubense trouxe alguns amigos para conhecer a festividade. Um deles é o produtor de eventos Fábio Domingos, de São Paulo. “É a primeira vez que venho ao Festival e adorei. Amo tudo que é relacionado à cultura, sobretudo, àquelas que são ligadas às tradições do povo”, disse.

Feira de Artesanato

Para o XVI Festival, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, montou uma estrutura para receber os turistas. São barraquinhas ornamentadas onde são vendidos produtos variados, no qual, quase tudo é feito por japaratubenses. Magnólia Góis, responsável pelo setor, conta que a ideia da feira é valorizar o artesão local e mostrar aos visitantes as produções da terra.

“Temos barracas de comidas e bebidas típicas, bordado, renda irlandesa, materiais em tricô e crochê, e obras em cerâmica. O material comercializado aqui é, em sua maioria, produzido por nossa gente e o lucro é do próprio artesão. Dessa forma, divulgamos artesanato da cidade e valorizamos os nossos produtores”, explica.

Fonte: Prefeitura de Japaratuba.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário