quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Escritor lança hoje história de Aracaju através da cantiga de cordel

Chiquinho do Além Mar acredita que obra seja mais 
uma fonte de pesquisa.
Foto: André Moreira/ Equipe JC.

Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 10 de outubro de 2017.

Escritor lança hoje história de Aracaju através da cantiga de cordel

Obra “Aracaju: Passado, Presente e Futuro” retrata história e aspectos culturais e artísticos.

Por: Mayusane Matsunae/ Equipe JC

Nesta terça-feira (10), o escritor cordelista Chiquinho do Além Mar vai lançar a obra “Aracaju: Passado, Presente e Futuro”. O livro é um apanhado da história da capital sergipana de 1855 até os tempos atuais. O lançamento acontece às 19h, no Café do Museu da Gente Sergipana, localizado na Avenida Ivo do Prado.

Em conversa com o JORNAL DA CIDADE, o autor da obra destaca que o livro aborda a história de alguns bairros, a peculiaridade do povo, cotidiano, além de aspectos culturais e artísticos. “Falo sobre alguns prédios tombados também. É o resultado de um trabalho que venho pesquisando há vários anos”, destacou Chiquinho.

Por essa razão, pelo trabalho intenso desenvolvido, o cordelista espera que a obra seja mais uma fonte de pesquisa para a sociedade. “Estou indo nas escolas para fazer desse um material paradidático, por meio do qual o aluno possa aprender de uma forma mais prazerosa, pela linguagem de cordel”, explicou.

Segundo Chiquinho, em virtude do trabalho que já desenvolvia nas escolas sobre a literatura de cordel, a aceitação da obra vem sendo positiva. “Esse projeto que tenho com sala de aula, é colocado tudo no mesmo balaio. A gente fala sobre as técnicas de cordel, a história. Aquele trabalho de formiguinha que já venho fazendo tem 20 anos”, disse.

Com a expertise na área, Chiquinho conseguiu emplacar diversas obras de sua autoria nas escolas da capital. “A primeira foi ‘A história de Sergipe contada em versos’, que foi adotada em escolas particulares do 6º, 8º e 9º anos. Inclusive, agora, o Estado vai me comprar uma quantidade boa. A equipe da Secretaria de Estado da Educação está antenada nas questões da cultura popular e tem dado espaço para os escritores daqui”, pontuou.

O livro é uma produção da Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise) e conta com ilustrações de Fábio Sampaio, Claudia Nên, Felipe Almeida e André Gustavo. Possui orientação da professora Josevanda Franco e correção ortográfica de Lisandra Lima.

O cordelista

Francisco Passos Santos, popularmente conhecido por Chiquinho do Além Mar, é cordelista, músico, professor e um defensor ferrenho da Cultura Popular. No resgate histórico de Sergipe, dá rima a casos, vida e obra de personalidades do Estado. Na música, tem pelo autêntico forró pé de serra uma grande paixão, o que fez surgir o forró Mala e Cuia. Inquieto e com fôlego de sobra para difundir a cultura sergipana, transita pelas salas de aula para despertar o gosto pela história, pelo cordel e pelas manifestações populares existentes no Estado.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário