segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Nª Sª Divina Pastora é proclamada padroeira do estado

 Sergipe era o único estado que ainda
 não possuía uma padroeira.

O decreto foi endossado pelos bispos das três 
dioceses da Província Eclesiástica de Aracaju.
Fotos: Arquidiocese de Aracaju.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 16/10/2017.

Nª Sª Divina Pastora é proclamada padroeira do estado

Sergipe era o único estado que ainda não possuía uma padroeira

Nossa Senhora Divina Pastora foi aclamada Padroeira do Estado. O decreto foi endossado pelos bispos das três dioceses da Província Eclesiástica de Aracaju e lido no domingo, 15, durante a celebração eucarística celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa,  Dom Giovanni Crippa (Bispo de Estância), Dom Mário Rino Sivieri (Bispo de Propriá) e dezenas de sacerdotes.

Sergipe era o único estado que ainda não possuía uma padroeira. A sugestão de colocar os católicos sergipanos sob o manto e o pastoreio da Divina Pastora foi apresentada, inicialmente, a Dom João Costa pelo padre Helelon Bezerra dos Anjos, reitor do santuário, durante uma visita pastoral, em 2015. “O Arcebispo escutou, acolheu, ficou entusiasmado com a ideia e aí partimos para as pesquisas. Permitimos que o tempo e a graça de Deus nos fossem mostrando se este seria o caminho”, recordou o padre Helelon.

A elevação de Nossa Senhora Divina Pastora à condição de Padroeira de Sergipe também marca a celebração dos 200 anos de criação de Paróquia de Divina Pastora (1817-2017) e o início da programação comemorativa dos 60 anos da Peregrinação (1958-2018). O padre Helelon pontua ainda que em 2017 são celebrados os 170 anos da morte de José Teófilo de Jesus, pintor baiano responsável pela maior pintura a óleo do Estado de Sergipe, um dos mais belos painéis pintados em madeira, justamente no forro da nave central da Igreja Matriz de Nossa Senhora Divina Pastora.

O Novenário e Festa da padroeira de Sergipe estão programados para o período de 3 a 12 de novembro.  Essa devoção, que é eminentemente sergipana, ancorou em nossas terras em 1782, há 235 anos.

Com informações da Arquidiocese de Aracaju

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário