sábado, 14 de outubro de 2017

Fé e devoção reúne 160 mil romeiros em Nossa Senhora Aparecida.


Publicado originalmente no site F5 News, em 13/10/2017.

Fé e devoção reúne 160 mil romeiros em Nossa Senhora Aparecida.

Sergipe é palco da segunda maior romaria a pé do Brasil em devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país

Era nítido o cansaço no olhar das pessoas que vieram de todos os cantos do país, mas o prazer em poder participar desse momento de devoção era maior. Jovens, adultos, crianças e idosos se misturavam agradecendo ou pedindo alguma graça a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A tradicional romaria realizada na cidade que carrega o nome da Santa reuniu neste ano mais de 160 mil romeiros.

Em um percurso de oito quilômetros, saindo do Povoado Queimadas, em Ribeirópolis, até a cidade de Nossa Senhora Aparecida, os fiéis comemoraram 300 anos do aparecimento da Santa no rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Transformando assim a paisagem da rodovia no Agreste de Sergipe em um local de disseminação de fé.

A 14ª edição da romaria foi marcada pelo recorde de público e a prefeita Veronica Sousa, comemorou esse momento. “Os milagres alcançados por esses peregrinos têm feito com que cada ano nossa romaria ganhe uma proporção grandiosa. Tenho certeza que todos que estiveram aqui saíram revestidos de muita fé e esperança. Só temos a agradecer pela presença de cada um”, afirma.

Histórias de curas se destacam em meio as outras como a de Maria Vitoria, que participou da missa no Povoado Queimadas e seguiu em procissão junto da sua irmã. “Há três meses descobrimos que um dos pulmões de Vitoria não estava bombeando ar, ela se internou e nós não sabíamos o que iria acontecer com ela, a única saída era nos apegarmos a nossa fé. Minha mãe é muito devota a Nossa Senhora e foi aí que fizemos essa promessa e estamos aqui agradecendo a graça alcançada”, relata.

Luan, 24 anos, que participou pela primeira vez da romaria, se juntou a um grupo de amigos e parentes e veio agradecer a oportunidade de estar vivo, pois há um ano ele sofreu um acidente muito grave e sua mãe pediu a intercessão da Santa em prol da sua saúde. “Eu passei um tempo internado depois de sofrer um acidente onde quase perdi minha vida, diante disso, minha mãe junto a minha família fizeram uma promessa para Nossa Senhora. E hoje estou aqui para agradecer essa benção”, fala emocionado. 

Os devotos lotavam as portas das casas, varandas e sacadas para prestigiar a passagem da padroeira do município, e a sensação era a mesma, a fé é capaz de unir multidões. “Esperamos que esses 300 anos de bênçãos nos ajude, ainda mais, a consolidar no coração das pessoas essa esperança que Nossa Senhora Aparecida representa para o povo. A esperança de um novo tempo é o grande legado que ela traz para os seus devotos”, disse.

Tamanha é a grandiosidade da peregrinação, que em 2015 ela foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Estado de Sergipe, através da Lei Estadual nº 63/2015, sendo inclusa no Calendário Festivo de Sergipe. O vice-governador, Belivaldo Chagas, que é devoto da Santa, esteve presente na romaria e diz que esse momento foi muito importante não só para os fiéis, mas como para a município de Aparecida. “Sou católico praticante, frequento semanalmente a igreja, faço sempre as minhas orações e hoje foi algo mais especial, pois além de nos sentirmos mais perto de Nossa Senhora, podemos dividir esse sentimento com milhares de pessoas”, pontuou.

Ao fim da romaria as pessoas foram se concentrando na Praça da Igreja onde foi realizada uma missa. A programação seguiu com atos culturais e religiosos até às 17 horas, encerrando com a procissão e a missa com o arcebispo Dom João Costa.

Encontro da Imagem

No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Texto e imagem reproduzidos do site: f5news.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário