domingo, 29 de outubro de 2017

Sergipe recebe obras raras da Prefeitura de São Paulo

As obras doadas contêm algumas das fotografias e 
discrições mais antigas da história de Sergipe.
Foto: Pritty Reis.

Publicado originalmente no Portal Infonet. em 27/10/2017.

Sergipe recebe obras raras da Prefeitura de São Paulo

A doação aconteceu durante um Simpósio realizado no TCE

Três obras raras contendo fotos e descrições sobre a história sergipana chegaram ao seu Estado de origem, nesta sexta-feira, 27 de outubro. Através de uma doação do acervo da Biblioteca Mário de Andrade, o prefeito de São Paulo João Doria Junior entregou o material em mãos ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clóvis Barbosa. A doação foi entregue na abertura do “Simpósio Drogas Políticas Públicas e os direitos dos dependentes químicos”.

As obras doadas contêm algumas das fotografias e discrições mais antigas da história de Sergipe. “É uma honra poder oferecer à Sergipe estas três obras primas que retratam a história deste Estado, um arquivo importantíssimo com imagens muito raras”, afirmou João Dória.  “Quero agradecer a atenção que recebemos dos gestores da Biblioteca Mário de Andrade, quando passamos lá, aonde encontramos estas obras. Vamos providenciar a distribuição de cópias deste matéria para vários órgãos, a exemplo da Secretaria de Estado da Cultura e às bibliotecas do Estado”, explicou o Clóvis Barbosa.

A primeira obra doada foi o “Álbum de Sergipe – 1820-1920” (com 333 páginas), de 1920, publicado por Clodomir Silva por ocasião do primeiro centenário da emancipação política do Estado. Nele consta também, informações desde a doação da terra e colonização, a partir de 1534, com detalhes da história daqueles 100 anos.

Também entre as obras doadas está o “Álbum photographico de Aracaju”, (com 47 páginas), edição da Casa Amador, de janeiro de 1931, que é uma coletânea de belas imagens da cidade no alvorecer do século XX, com suas localidades, logradouros e prédios históricos. A terceira obra doada, considerada a mais rara, é a “Província de Sergipe” (com apenas 14 páginas), de 1870, que não possui autoria conhecida. O livro contém os dez mais antigos registros fotográficos de paisagens sergipanas.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, os documentos representam um grande ganho para a memória e a cultura de Sergipe. “Estas obras chegam para compor os arquivos históricos do nosso Estado, por isso tem um valor muito importante. Esperamos que, de alguma maneira, elas possam ser disponibilizadas para o acesso da população, tanto para os sergipanos, como para pessoas de outros locais que queiram pesquisar sobre o nosso Estado”, afirmou.

Fonte: ascom TCE.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário