terça-feira, 24 de outubro de 2017

Jackson Barreto participa de Bienal do Livro de Itabaiana







Publicado originalmente no site ASN, em 21 de Outubro de 2017

Jackson Barreto participa de Bienal do Livro de Itabaiana

Em sua 4ª edição, a festa da literatura sergipana reúne escritores, artistas e intelectuais de todo o país, em um ambiente dedicado à literatura e à cultura

O governador Jackson Barreto, compareceu no sábado, 21, ao maior evento literário do estado de Sergipe, Bienal do Livro de Itabaiana, que acontece de 20 a 22 de outubro, no Shopping Peixoto, localizado na sede do município. Em sua 4ª edição, a festa da literatura sergipana reúne escritores, artistas e intelectuais de todo o país, em um ambiente dedicado à literatura e à cultura. A visita foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Bispo e dos secretários de Educação, Jorge Carvalho e do Meio Ambiente, Olivier Chagas e do empresário Messias Peixoto.

“Isso aqui é a maior expressão da cultura do talento da gente de Itabaiana. Evidente que não tem só apenas talento de Itabaiana, e sim talentos do estado também. Porém, a iniciativa e o fato dessa Bienal acontecer em Itabaiana mostra a capacidade de produção da literatura do nosso estado através do homem e da mulher de Itabaiana. Eu estou extremamente feliz e outra coisa, me chamou muita atenção o número de estandes, o número de escritores, livros lançados nesta feira do livro. Isso demonstra a nossa capacidade intelectual cada vez mais aprimorada e aperfeiçoada. Aliás, fatos como esse só poderia acontecer realmente em Itabaiana” declarou o governador Jackson Barreto, ao visitar os estandes e adquirir alguns exemplares dos escritores sergipanos que tiveram os livros lançados na Bienal.

Durante os três dias, a festa da literatura conta com o lançamento de 300 livros e a participação de 60 escolas.  Nesse período, o público tem a chance de conhecer a literatura sergipana nos estandes e nas 32 palestras programadas.

Para o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, a Bienal do Livre é hoje o principal evento da promoção da cultura de Sergipe. “Nesse sentido, promover a cultura, é promover a vida, a transmissão do conhecimento. É promover os valores que embasam nossa cidadania. Por isso, que parabenizo os organizadores, expositores, escritores, todos aqueles que  fazem parte da Bienal do Livro de Itabaiana”, destacou.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente faz parte da Bienal com um estande, onde apresenta trabalhos e distribui material de conscientização ambiental.

Na opinião do secretário Meio Ambiente, Olivier Chagas, a Bienal já é um evento consolidado no estado. “É de uma importância educacional e cultural fantástica, envolvendo a comunidade, principalmente, a comunidade estudantil, os professores, e com a participação muito grande da sociedade e do governo. Nós estamos aqui apresentando trabalhos, distribuindo material de conscientização ambiental, mostrando o trabalho da Olimpíada Ambiental, fruto do trabalho dos nossos estudantes e os professores. Além disso, estamos distribuindo mudas de plantas nativas da região e apresentando aquilo que nos temos feito, enquanto, política publica em defesa do Meio Ambiente. O governo do Estado está aqui dentro por entender  a importância disso. Assim, ficamos felizes porque Itabaiana, cidade central do estado, tem um povo diferenciado pela sua iniciativa, comércio, caminhoneiro, e também agora, mostrando que na parte de educação e literatura tem uma veia extraordinária”, pontuou.

A Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) também participa da Bienal com um estande, onde apresenta mais de 50 publicações da Edise, como a Revista Cumbuca. As obras foram lançadas entre os anos de 2011 e 2017 e retratam o estímulo à produção literária sergipana. O estande conta também com as obras de Aldenise Cordeiro e Márcia Barbosa, por exemplo, e outros lançamentos da Editora.

Na programação deste sábado, a palestra de Ancelmo Gois, colunista de O Globo, além do lançamento do livro do empresário e ex-governador Albano Franco. A programação da Bienal conta, ainda, com  exposição de carros antigos, talk show, feira da cultura sergipana, tenda cultural, praça dos escritores, palco da palavra, praça da imprensa e cinema.

A Bienal

O tema desta edição da Bienal do Livro de Itabaiana é ‘Venha Viajar Com A Gente’. O evento, que é o único do gênero em Sergipe, traz o lançamento 300 livros e conta com a participação de 60 escolas. Durante os três dias do evento, o público tem a chance de conhecer a literatura sergipana nos estandes e nas 32 palestras programadas.

A primeira edição aconteceu em 2011 ainda como uma forma mista de bienal do livro e encontro cultural. Os criadores estavam preocupados com a distribuição e visibilidades dos escritores locais que não conseguiam chegar às prateleiras das livrarias. Desde então, a estimativa de público aumentou de 10 mil para 50 mil pessoas. Em 2016, a feira literária foi declarada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) como Patrimônio Cultura e Imaterial de Sergipe.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário