quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Nova publicação da Edise é lançada no Museu da Gente Sergipana






Fotos: Maira Andrade/Secult.

Publicado originalmente no site da SECULT em 4 de outubro de 2017.

Nova publicação da Edise é lançada no Museu da Gente Sergipana

Mais uma noite de festa para a literatura sergipana. Na última terça-feira, 03, a cultura de Sergipe recebeu mais uma publicação de peso, com o lançamento de “Sara”, nova obra do autor Zeza Vasconcelos, lançada no Museu da Gente Sergipana. A publicação foi editada pela Edise e é uma obra de ficção, que se passa em um delicado período da história política do país, a Ditadura Militar.

A obra foi escrita em 2013 e conta a história de dois irmãos do interior e se desenrola com a aproximação e paixão de um deles por uma jovem chamada Sara. “É uma obra que traz sonhos, sofrimento e muito amor e que acontece entre as décadas de 1950 e 1980. Vivi a ditadura como um estudante e jovem adulto e a mensagem que quero passar com esse livro é que a ditatura não é uma coisa boa. Ninguém fica incólume a uma ditadura”, reforça Zeza Vasconcelos.

O secretário de estado da Cultura, João Augusto Gama, que é membro do conselho editorial da Edise, participou do evento e não poupou elogios a obra e ao autor. “Zeza afirma que Sara é um livro de ficção e recomenda que nós o leiamos como tal. Mas Sara para mim não é ficção. É realidade. Sara pode ser uma mãe, uma amiga, ela existe. Porque toda a minha geração encontrou ao longo de sua vida uma mulher como ela e Zeza contou essa história de forma bem conceituada e dentro da tradição de um romance nordestino urbano, mas sem perder a sua universalidade. Todos nós ganhamos com Sara e sem dúvidas, Sergipe ficou maior com esse livro”, discursou o secretário.

Para o presidente da Segrase, Ricardo Roriz, a publicação de “Sara” reforça a política editorial da instituição e também uma recomendação do Governador Jackson Barreto. “Nosso trabalho é desenvolver e incentivar que escritores, principalmente os sergipanos, publiquem suas obras, para que a Edise possa editar e promover ainda mais a literatura sergipana no cenário nacional”, frisou.

Já o escritor e editor da revista Cumbuca, Amaral Cavalcante, destaca que Zeza é uma grata surpresa da literatura sergipana e um dos melhores autores do segmento de ficção. “Nós temos carência em Sergipe de ficcionistas. A Edise publica muitas pesquisas, resultado de trabalhos acadêmicos e pouca ficção. Agora, há certa vontade da Edise em divulgar os ficcionistas sergipanos e Zeza é um dos melhores do Estado. Esse é um livro bem ambientado, recente, com coisas que aconteceram a nós mesmos ou com pessoas de nossa família e muito bem escrito, pois ele é um escritor que escreve de uma maneira agradável de se ler”, completou.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário