terça-feira, 21 de junho de 2016

Literatura de cordel é um dos destaques do Arraiá do Povo

 Izabel Nascimento, coordenadora do espaço.

Cordelistas Izabel Nascimento e Ronaldo Dória.

 Estande do Cordel.

Cordéis abordam temas tradicionais e contemporâneos
Créditos - Sergipe Cultural.

Publicado originalmente no site Sergipe Cultural, em 19/06/2016.

Literatura de cordel é um dos destaques do Arraiá do Povo.

Uma das mais tradicionais representações da cultura nordestina também tem seu espaço garantido no II Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo. Os sergipanos e turistas podem apreciar e adquirir a literatura de cordel que está presente no estande da Casa do Cordel – Pedro Amaro do Nascimento. O evento que segue até o dia 30 de junho é uma iniciativa do Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Responsável pelo estande, a cordelista Izabel Nascimento acredita que ter este espaço dentro do Encontro Nordestino de Cultura é uma ótima oportunidade para que turistas e os visitantes local saibam que a literatura de cordel em Sergipe é ativa e atuante. “Muitos sergipanos não conhecem os poetas cordelistas daqui, e ter um espaço no Arraiá do Povo é muito importante para dar visibilidade e fortalecer este belo trabalho”, destacou.

Izabel contou também que na segunda-feira, 27, será realizado no estande uma Oficina de Cordel, a partir das 18h30, aberta ao público que estiver interessado. “é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse bem da nossa cultura. Estão todos convidados para esta oficina”, falou.

Segundo o cordelista Ronaldo Dória, ter um estande com a literatura de cordel dentro de um evento como o Arraiá do Povo é importante para promover o trabalho dos cordelistas sergipanos. “Eu faço cordel há quinze anos e percebo que muita gente ainda não conhece o trabalho dos artistas da terra, então ter um espaço que mostre para o público este trabalho é fundamental”, disse.

Vinda do estado de Tocantins, a funcionária pública Paula Iara teve seu primeiro contato com a literatura de cordel no Encontro Nordestino de Cultura. “Eu ainda não conhecia o cordel, mas agora irei comprar alguns para levar para minha terra. Essa é uma cultura de vocês que não pode morrer, então é sempre importante divulgar como está sendo feito aqui”, acredita.

Encontro Nordestino de Cultura

O II Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016 é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Esporte e Turismo, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Saúde, Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Superintendência municipal de Transportes e Trânsito, G Barbosa, Banese e Seguradora, Fasouto e Sebrae.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário