domingo, 19 de junho de 2016

Vários sotaques prestigiam o São João da Gente Sergipana


Feirinha da Gente, uma das atrações do dia no São João da Gente Sergipana.
Créditos: Gustavo Monteiro/Portal Infonet.

Infonet > Cultura > Noticias > 17/06/2016.

Vários sotaques prestigiam o São João da Gente Sergipana.

Turistas de várias partes do Brasil e do mundo foram ao local.

Turistas de diversas partes do Brasil, como também de outros países, aproveitaram a tarde desta sexta-feira, 17, no São João da Gente Sergipana 2016, no Museu que leva o mesmo nome do evento. A festa, realizada pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, contou com apresentações, feirinha e muito forró.

A Feirinha da Gente foi aberta com produtos relacionados aos festejos juninos feitos por artesãos de todo o Estado e por jovens do projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’. Além da principal atração, também houve apresentações musicais e artísticas, como o grupo Burundanga Percussivo e do Barco de Fogo e das Espadas de Estância.

“Em todo lugar que chegamos tem quadrilha, alguma manifestação cultural. É uma festa muito linda. Estou maravilhada”, contou Elisabete Piphirilli, do interior do estado de São Paulo. Apesar de ter vindo a Aracaju outra vez, ela confessou que vir no período junino tem outra magia. “É fascinante”, disse ela.

Detlef, da Alemanha, concorda, “Achei muito bem organizado”. Elisabete chegou a visitar o museu pela manhã, mas não hesitou em voltar pela tarde, quando soube das atrações do dia.

Parceria

Esta é a primeira vez que o evento é organizado em parceria com o projeto ‘Japaratuba em Rede’, que, de acordo com a coordenadora pedagógica, Bruna Távora, tem como linha de formação a educação profissional dos jovens de Japaratuba no sentido de valorizar a cultura local, dando ênfase nos elementos e costumes que eles já possuem, pois já atuam em grupos culturais da cidade. “Tem membros das quadrilhas juninas, das catadoras de mangaba, de extrativistas da palha e dos Dançantes de Maculelê, e nós somos responsáveis por capacitá-los com noções mínimas de profissionalização para conseguirem tocar as atividades que já desenvolvem”, informou.

Hoje foi a primeira vez que o projeto, que é de iniciativa do Instituto Banese, com patrocínio da Petrobras, teve sua primeira experiência econômica e os jovens comemoram. “É muito bonito ver nossa cultura sendo exposta e divulgada”, contou Eleildes dos Santos, de 19 anos, artesã de objetos em palha. Ela conta que sempre teve a vontade de valorizar mais a cultura de sua cidade, por isso aprendeu a confeccionar chapéus de palha e entrou para o projeto.

A feira contou também com barracas de literatura de cordel, produtos em couro, comidas e artesanato. A artesã Dinorá Bahia, de 86 anos, comemora o êxito do evento: “Os artigos estão sendo muito apreciados pelo público”. Ela, que apesar de morar em Sergipe há 15 anos, continua carregando o nome do estado de origem como sobrenome, não perde uma oportunidade de expor seus produtos de renda durante essa época.

Mais atrações

O evento segue até as 20h com show do cantor e compositor Sergival, que apresentará seu novo CD intitulado Festança, em comemoração aos 30 anos de carreira. O CD do sergipano foi lançado em edição especial nas cidades de Londres e Lisboa para o público europeu no primeiro semestre do ano durante festivais de forró dos respectivos países.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário