segunda-feira, 27 de junho de 2016

Casa do Cordel é destaque no Arraiá do Povo

 Pedro Amaro do Nascimento é cordelista há 50 anos.

Casa do Cordel é destaque no Arraiá do Povo.
Créditos: Arthuro Paganini)

Infonet > Cultura > Noticias > 24/06/2016.

Casa do Cordel é destaque no Arraiá do Povo.

Infonet conversou com o cordelista Pedro Amaro do Nascimento

O cordelista Pedro Amaro do Nascimento é uma atração à parte no Arraiá do Povo. É que ele comanda a Casa do Cordel, um espaço dedicado a uma das mais populares manifestações literárias nordestinas. Pedro Amaro é cordelista há 50 anos e perpetuou junto à sua família esse talento. Sua esposa, Ana Santana, e sua filha, Izabel Silva, também são cordelistas.

Na Casa do Cordel do Arraiá do Povo, é possível encontrar livrinhos de diversos autores e ainda participar de oficinas. "Tudo isso é muito interessante porque é um espaço a mais para o cordel. Aqui, minha filha também vai ministrar oficinas de cordel. Essa é mais uma oportunidade para que o cordel seja admirado", comenta Pedro Amaro.

Pedro Amaro já escreveu aproximadamente 120 livros sobre temáticas da cultura nordestina e do cotidiano do brasileiro. Ele criou o Espaço Cultural Pedro Amaro do Nascimento, que oferece exposições, oficinas, palestras e homenagens poéticas. A sede fica na rua João Sacramento, nº 450, bairro Jessé Pinto Freire.

Literatura de cordel.

A literatura de cordel é a literatura popular em versos. Originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos expostos para venda, os cordéis ficam pendurados em cordas - o que deu origem ao nome -, para serem vendidos nas feiras, mercados, praças e bancas de jornal, principalmente das cidades do interior e nos subúrbios das grandes cidades.

Por Verlane Estácio.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário