domingo, 26 de junho de 2016

‘São João é Coisa Nossa’ resgata a tradição do ciclo junino


Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 22/06/2016.

‘São João é Coisa Nossa’ resgata a tradição do ciclo junino.

Na programação tem mostras, quadrilhas juninas e grupos folclóricos.

Por: JornaldaCidade.Net

Trios pé de serra, quadrilhas juninas, comidas típicas, o colorido de bandeirolas e chitas, além da apresentação de grupos folclóricos, celebram os festejos juninos no grande arraiá montado na Praça General Valadão, em frente ao Centro Cultural de Aracaju. A primeira edição do ‘São João é Coisa Nossa’, promovido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), acontece até o dia 23, com uma diversidade de exploração de sentidos, alegria e muito forró, numa tradicional celebração ao ciclo junino.

Mas a programação não se restringe ao presente na praça. Na sala Museu Prefeito Viana de Assis, a proposta é uma viagem ao tempo para conhecer a história do surgimento dessa grande festa junina que invade o Nordeste, o Centro Cultural de Aracaju recebe a exposição ‘Ciclo Junino: Tradição e Música’. “Nela, o público pode saber como tudo surgiu, pois muitas vezes a pessoa curte o São João e nem mesmo sabe como essa festa chegou por aqui e como se tornou tradição. Então, temos na mostra objetos, texto e fotografias que contam a história do ciclo junino, sua origem, além também de mostrar o ciclo do fogo a culinária. Na segunda etapa, temos a música nordestina e forró. É uma exposição de várias plataformas que, com certeza, vai encantar o público, que depois pode curtir a festa na praça”, destacou o assessor especial da secretária da Funcaju, Gustavo Vargas.

Em reforço ao objetivo de celebrar o Ciclo Junino no aspecto das tradições, desde a história que envolve o período até as suas transformações atuais, Gustavo destaca o papel da Funcaju enquanto órgão para o desenvolvimento de ações culturais. “Essa é a real atividade da fundação que tem buscado de maneiras diversas apresentar, preservar e promover a cultura da nossa cidade. O São João é Coisa Nossa é uma dessas ações, que busca promover a interação e conhecimento da sociedade sobre a tradição do Ciclo Junino. É uma programação tranquila que pode ser apreciada por toda a família e também por aqueles que curtem o Forró Caju, já que fica bem aqui próximo também”, disse.

Segundo a presidente da Fundação, Aglaé Fontes, a Funcaju tem o compromisso de promover ações voltadas para o enaltecimento da nossa cultura, salvaguardando nosso patrimônio e, acima de tudo, incentivando os aracajuanos a valorizar a própria cultura. “Nosso maior propósito é trabalhar nossa cultura no âmbito da educação, por isso que nossa programação envolve palestras, apresentações, atividades e exposições”, afirmou a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.

Mais São João.

Nas unidades da Funcaju, a programação cultural junina também se faz presente na exposição ‘Coletiva Junina’, na Galeria Álvaro Santos; a mostra “Tradições do Ciclo Junino”, no Mirante da 13 de Julho; além das atividades nas bibliotecas e no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, que exibe filmes com a temática nordestina.

Na mostra Coletiva Junina, é possível conferir 36 trabalhos relacionados ao ciclo junino, que envolve Santo Antônio, São João e São Pedro. Entre eles, as telas do artista plástico e restaurador, Lino Costa, que estimulam a reflexão sobre a seca na Região Nordeste, além de obras de J. Inácio, Joel Dantas, Ismael Pereira, Beto Ribeiro.

No Mirante da 13 de julho, a exposição ‘Tradições do Ciclo Junino’ exibe a diversidade da festa e a crença religiosa, que tem no Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, um dos símbolos da época junina. Na mostra, além de conhecer a história do santo, ainda dá aprender algumas simpatias. “Essa é uma mostra na qual temos como intenção levar as histórias da origem, um pouco da culinária, vestimentas, danças, santos juninos e suas superstições”, explicou a coordenadora Christene Hilmann.

Já no NPD, a exibição de filmes relacionados aos festejos juninos e ao Nordeste acontece na sala Walmir Almeida, no Centro de Cultura de Aracaju. Amanhã, 23, às 15h será a vez de exibir o documentário ‘Viva São João’, do diretor Andrucha Waddington. Nele, o cantor baiano Gilberto Gil sai em turnê pelas festas juninas do Nordeste, no ano de 2001. A equipe esteve em cidades da Bahia, Pernambuco e Ceará entrevistando personagens, músicos e público da festa. Andrucha Waddington faz um retrato antropológico da comemoração, traçando um paralelo entre o aspecto musical e o seu lado humano. Trilha sonora recheada por canções de Luiz Gonzaga.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário