quinta-feira, 30 de junho de 2016

Amendoim cozido é um patrimônio de Sergipe

Foto: Cesar de Oliveira.

Trecho de reportagem publicada originalmente no site:
"Expressão Sergipana, em 22 de junho de 2016.

Para começo de história: quem nunca comeu amendoim cozido não sabe o que está perdendo. E quem já comeu amendoim cozido, sabe o quanto é difícil parar de comer esse danado.

O amendoim cozido é um patrimônio de Sergipe em razão do seu modo de preparo, mais especificamente o seu cozimento e secagem. Vamos encontrar amendoins cozidos em outros estados e inclusive na nossa querida Bahia, porém o modo e o porquê do cozimento é diferente. O costume aqui em Sergipe é tão forte que não só comemos no São João, comemos em qualquer momento de festividade que combine com as baguinhas deliciosas cozidas, na praia então, o que não falta é amendoim para comprar e comer.

A forma como o amendoim é comercializado em Sergipe é autêntica – cozido em água, limão e sal -, por isso, o alimento típico do estado. A partir de uma lei de iniciativa da deputada Ana Lúcia, passa a ser reconhecido oficialmente como Patrimônio Imaterial de Sergipe, por meio da lei 7.682/20013.

Texto e imagem reproduzidos do site: expressaosergipana.com.br

Um comentário:

  1. Eu amo! Tem sabor da infância quando passava férias com meus avós. Infelizmente só achamos lá. Já procurei bastante, mas nunca achei lugar que vendesse e entregasse no Rio...

    ResponderExcluir