sexta-feira, 17 de junho de 2016

Barco de Fogo agita o São João da Gente Sergipana


Publicado originalmente no Jornal da Cidade, em 15/06/2016.

Barco de Fogo agita o São João da Gente Sergipana.

A partir das 15h, estará aberta a Feirinha da Gente que nessa edição disponibilizará aos visitantes uma diversidade de artigos relacionados ao ciclo junino.

Por: JornaldaCidade.Net

Na próxima, 17, tem mais programação no São João da Gente Sergipana 2016, realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe desde o dia 3 de junho com o objetivo de difundir, promover e valorizar a cultura sergipana marcada por manifestações artísticas e culturais tão expressivas e envolventes e celebradas com alegria pelos sergipanos nessa época do ano.

Depois de Samba de Coco, teatro, quadrilha junina e oficina de sons juninos, a programação do São João da Gente Sergipana apresentará ao público uma festança animada pelo cantor Sergival, grupo Burundanga Percussivo, Feirinha da Gente e pelo colorido do Barco de Fogo e das Espadas de Estância.

A partir das 15h, estará aberta a Feirinha da Gente que nessa edição disponibilizará aos visitantes uma diversidade de artigos relacionados ao ciclo junino e que revelam talentos de artistas de vários cantos de Sergipe, além dos produtos do Coletivo Japaratuba em Rede, fruto do Projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’, uma iniciativa realizada pelo Instituto Banese com o Patrocínio da Petrobras. Espaço criado para artesãos e pequenos produtores exporem e comercializarem produtos tradicionais e contemporâneos oriundos de Aracaju e de diversos municípios sergipanos, a Feirinha da Gente reúne em um único ambiente a diversificada e talentosa arte sergipana e vem acontecendo em eventos que fazem parte do calendário de atividades do Museu da Gente, atraindo um público diversificado.

A Pisada Burundanga, com o grupo Burundanga Percussivo, levará para a festa junina do Museu da Gente Sergipana o marcante ritmo da percussão. Esbanjando o som dos surdos, tamborins, agogôs, ganzás, xequerês, caixas e repiniques, o grupo fará uma mistura rítmica junina envolvente que não deixará ninguém parado. O Grupo Burundanga Percussivo, que tem como idealizador e maestro o músico Pedro Mendonça, tem como objetivo de promover o aprendizado e o conhecimento de ritmos sergipanos e brasileiros através da teoria e prática em instrumentos de percussão.

Ações educativas também fazem parte da programação e serão realizadas até 22 de junho. Todas as terças e quintas, às 10h, acontece a Oficina de Adereços Juninos; e às quartas-feiras, às 14h, a brincadeira será com Pescaria no Balaio Cultural, sob a organização da equipe de educadores do Museu da Gente Sergipana que também receberá os visitantes com dicas de simpatias e receitas juninas. O agendamento para participar das ações educativas deve ser realizado através do telefone (79) 3218-1551.

A programação é aberta ao público em geral e totalmente gratuita, basta levar a animação e disposição para brincar e dançar. No dia 17, o museu ficará aberto para visitação das 10h às 17h. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, em Aracaju.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário