terça-feira, 28 de junho de 2016

Pesquisa sobre os Festejos Juninos


FESTAS JUNINAS (DO MÊS DE JUNHO).
Por Ângela Margarida Torres de Araujo.

As festas juninas são o segundo evento do Brasil, atrás apenas do carnaval. Realizam-se em homenagem aos três Santos conhecidos como Antônio(13 de junho), João(24 de junho) e Pedro(29 de junho) e são próprias do nordeste. Delas, o São João é a festa mais importante da cultura brasileira.

Trazida pelos portugueses na época da colonização do Brasil,é uma festa agrícola. Os índios brasileiros já realizavam a festa da agricultura, nessa mesma época do ano, quando agradeciam ao deuses a colheita do milho. Manifestavam-se através das danças, cantos e fogo.

Essas festas, aqui no Brasil, foram adaptadas às manifestações culturais locais.

1. QUADRILHA(QUADRILLE)

Veio da nobreza europeia, era dançada nos grandes salões, no século XVIII. Aqui, recebeu elementos rurais e rítmicos populares como xote, baião e xaxado. Falamos da tradicional de um passado recente; e não, das atuais, que mostram riqueza no vestuário e movimentos corporais alheios aos das suas origens, mostrando um show de cores e balanços.

2. FOGOS

Diz a tradição que São João dormia muito; e a população queria vê-lo acordado, a fim de comemorar o seu natalício. Então, queimavam fogos de artifício com o objetivo de acordá-lo. Os rojões, por sua vez, eram queimados para espantar os maus espíritos.

3. FOGUEIRAS

Após visitar a sua prima Isabel, grávida de João Batista, Maria igualmente grávida de Jesus, ao se despedir dela pediu que Isabel lhe enviasse um sinal, a fim de anunciar a feliz natividade. Isabel concordou. Algum tempo depois, Maria viu fumaça, labaredas, e concluiu que Isabel teria acendido uma fogueira, como marco anunciativo do evento.

Tal ato foi introduzido nos festejos juninos e as fogueiras possuem a forma específica para o santo que se festeja: a de São João, tem a forma de um cone, com base arredondada; a de Santo Antônio possui forma quadrada; a de São Pedro possui forma triangular, e só deve ser acendida por alguém chamado Pedro, ou por alguém viúvo.

4. BALÕES

Os mais devotos e crentes soltam balões com o desejo de que seus pedidos cheguem logo ao Céu, costume hoje reprimido pelas autoridades, postoque representam perigo por ocasionar incêndios.

Ao nascimento de São João, que se atribui a data de 24 de junho e é grandemente festejado, incluiu-se o festejo de Santo Antônio e São Pedro,por serem santos apreciadíssimos pelo povo.

Texto reproduzido de postagem feita por Angelo Maurício Torres, no

 Facebook/Grupo Minha Terra é SERGIPE, em 26 de junho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário