sexta-feira, 10 de junho de 2016

Japaratuba em Rede participa da feirinha no Museu

Foto: assessoria do projeto.

Infonet > Cultura > Noticias > 08/06/2016.

Japaratuba em Rede participa da feirinha no Museu.

Evento acontece dia 17 das 15h às 20h no Museu da Gente.

O mês de junho é mágico. Fogueira, quadrilha, fogos de artifício, comidas típicas, xote, xaxado e baião tomam contam de Sergipe e do nordeste. E tudo isso faz parte da cultura popular. E é ela que vem norteando muitos dos passos dados pelo projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’ ao longo desses meses de atividade.

Com o intuito de ampliar os olhares para a cultura japaratubense, no próximo dia 17 de junho, das 15h às 20h, o Japaratuba em Rede irá participar da Feirinha da Gente no ‘São João da Gente Sergipana 2016’. Os produtos confeccionados durante os encontros da oficina de Criatividade no projeto estarão expostos para comercialização na área externa do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda.

Madeira, crochê, macramê, papel machê, tricô, tapeçaria, bordados e palha são algumas das técnicas e matérias primas que foram utilizadas pelos participantes da iniciativa para confeccionar belas peças artesanais inspiradas nas tradições do município de Japaratuba. Produtos como chaveiros, panos de prato, toalhas, adereços de moda e decoração estarão à venda na barraca do Japaratuba em Rede. A feirinha também trará outros produtos do ciclo junino de artesões de diferentes municípios e da capital.

A Feirinha da Gente faz parte da programação do São João da Gente Sergipana 2016, que acontece do dia 03 ao dia 17 de junho no Museu da Gente Sergipana. Confira a programação completa em: www.museudagentesergipana.com.br

Japaratuba em Rede

O projeto tem como objetivo contribuir para a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos baseados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.

O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.

Fonte: Instituto Banese/Museu da Gente Sergipana.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário