quinta-feira, 30 de junho de 2016

Encontro Nordestino de Cultura chega à décima noite

 Nino Karvan.

 Qaudrilha Amor Caipira.

 Trio cultural.

Samba de Pareia.
Créditos - Raiane Souza.

Publicado originalmente no site SERGIPE CULTURAL, em 26/06/2016.

Encontro Nordestino de Cultura chega à décima noite com atrações sergipanas

Famílias, turistas e apaixonados por forró de todos os cantos do Estado estiveram na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, neste sábado, 25, para aproveitar a décima noite de apresentações do Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo. Desta vez, a festança junina contou com uma programação genuinamente sergipana composta por Trio Cultural Som do Meu Sertão, Samba de Pareia de Laranjeiras, Quadrilha Amor Caipira, Loucurarte, Quadrilha Xodó da Vila, Robertinho dos Oito Baixos, Nino Karvan e Banda Xote Baião.

Completando 15 anos de carreira com um repertório de músicas autorais e de outros forrozeiros tradicionais, a Banda Xote Baião encerrou as apresentações da noite. “Sempre digo que o Arraiá do Povo tem um tempero diferente, de cultura, a flor da pele de todo mundo que participa, seja na produção, os artistas e o público. Tenho um trabalho muito enraizado na cultura nordestina, então para mim é um evento muito gostoso. Estou muito feliz de ver que hoje, com uma programação toda de artistas sergipanos, o Arraiá está lotado. Isso prova que o artista local é bom e deve ser valorizado”, afirmou o vocalista da Xote Baião, Vinicius Nejaim.

Também apresentando clássicos do forró tradicional, Robertinho dos Oito Baixos, mostrou mais uma vez seu talento e suas origens. “Para mim é mais que extraordinário me apresentar aqui, porque este palco leva o nome da rainha do forró, minha mãe Clemilda, o que é mais um motivo de incentivo e de alegria. O Arraiá do Povo é muito bom pela presença dos turistas, que saem daqui amando a nossa cultura e o forró pé-de-serra”, disse.

De volta ao Arraiá do Povo, Nino Karvan falou sobre sua apresentação. “Estive outras duas vezes aqui, a primeira em 2010 cantando o repertório de Clemilda e em 2013 cantando músicas autorais, agora retorno para apresentar meu álbum comemorativo de dez anos “Aquarela pra Pandeiro”, que é um disco de forró. Acho o Arraiá um dos melhores espaços para se apresentar pela qualidade dos equipamentos de som, pela atenção com o artista, pelo público que tem um caráter mais familiar, e principalmente, por ter um cuidado com o autêntico forró nordestino”, opinou Nino Karvan.

As tamancas das integrantes do Samba de Pareia do Povoado da Muçuca, localizado em Laranjeiras, também batucaram no Tablado Ari Soares neste sábado. “A festa está bonita e vai ficar ainda mais. Todos os anos a gente vem, e eu gosto muito de me apresentar aqui. Comecei a dançar com 10 anos, porque aprendi com meu pai. Comando o grupo há 55 anos, mas a tradição do Samba de Pareia em Laranjeiras vem de bem antes, do período dos escravos”, contou Dona Nadir da Muçuca.

A festança continua até o dia 30 de junho, com as deliciosas comidas típicas, os belos artesanatos, brinquedos infantis e muita música. Neste domingo o público poderá assistir à peça de teatro O Bandido e o Cabeleira, ao cortejo do Batalhão 1° de São João, de Lagarto, além de Coquistas Carlito e Damião, Tuíca e a Boneca Sebastiana, SOFIVA Baiões, Quadrilha Balanço do Nordeste, Bebero da Paraíba, Quadrilha Tradição Junina, Glaubert do Acordeom e Trio Virgulino.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário