quinta-feira, 23 de junho de 2016

Artesanato sergipano é destaque do Arraiá do Povo





Publicado originalmente do site SERGIPE CULTURAL21/06/2016.

Artesanato sergipano é destaque do Arraiá do Povo

A valorização dos artistas da terra tem sido, sem dúvidas, um dos destaques do II Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016. Repleto de tradições, o evento é referência não só pelo autêntico forró, mas também pelos trabalhos realizados por sergipanos, dentre eles, o artesanato. Com realização do Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Arraiá do Povo segue até os dias 30 de junho e 01 de julho, na Orla de Atalaia e no Gonzagão, respectivamente.

Diversos estandes estão expondo o trabalho dos artesãos locais, um deles é o da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). Segundo a Gerente Geral das Atividades de Artesanato no Estado, Lena Cavalcante, o espaço dá a oportunidade de o artesão mostrar e vender o seu trabalho e do público conhecer e tirar as dúvidas acerca daquilo que está em exposição. “Sergipe tem um artesanato bastante diversificado, aqui nós temos produtos feitos com argila, biscuit, madeira, bordados, bonecas de cabaça e a renda irlandesa”, explicou.

Recheado de tradicionalismo, outro espaço que tem recebido visitantes sergipanos e turistas que se encantam com as produções locais é o estande do Sebrae. Segundo a Coordenadora de Vendas, Juliana Hora, o público pode encontrar os mais diversos tipos de artesanato no espaço. “O Sebrae realiza um trabalho que visa o apoio a esses artesãos, que tem seus produtos valorizados e as pessoas estão elogiando bastante, principalmente a renda irlandesa que possui o título de Patrimônio Cultural do Brasil”, declarou.

Há trinta anos trabalhando com a renda irlandesa, a artesã Aldecida Carvalho, da cidade de Divina Pastora, contou que esta tradição tem passado por várias gerações da sua família. Ela explica que aprendeu ainda quando jovem, aos seus doze anos, seguindo os passos da sua avó. “Nossa renda é considerada uma das melhores do mundo, e aqui no Arraiá do Povo nós temos a oportunidade de exibir nossas produções e os turistas podem levar uma parte da cultura sergipana para seus estados”, considerou.

Elogios às produções destes sergipanos também não faltam. Quem se encantou e elogiou bastante foi a baiana Anadil Ribeiro, que esteve no Arraiá do Povo nesta terça-feira, 21, acompanhada da sua amiga Patrícia. “O artesanato sempre chama a minha atenção, os trabalhos são bem feitos, e é uma parte da cultura sergipana o que é sempre importante valorizar”, acredita.

Encontro Nordestino de Cultura

O II Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016 é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Esporte e Turismo, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Saúde, Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Superintendência municipal de Transportes e Trânsito, G Barbosa, Banese e Seguradora, Fasouto e Sebrae.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário