quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Alunos da Olavo Bilac e a confecção de brinquedos




  Coordenadora pedagógica, Graça Azevedo.

Diretora da escola, Maria do Socorro.
Fotos: Ana Lícia Menezes.

Alunos da Emef Olavo Bilac utilizam materiais recicláveis para confecção de brinquedos

Garrafas pet, tampinhas de plástico e outros materiais recicláveis, unidos a tintas, fios de lã e muita criatividade de crianças. O trabalho de professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, no bairro Cidade Nova, resulta na confecção de diversos bonecos recicláveis, ajudando o meio ambiente e o desenvolvimento pedagógico dos alunos.

Desde o ano passado, a coordenação da escola desenvolve a atividade extracurricular. Os brinquedos confeccionados ficam para as próprias crianças, ou ainda são vendidos para amigos e familiares dos alunos com objetivo de arrecadar fundos para a formatura, como é o caso da turma que cursa o 5° ano em 2017. As datas comemorativas são o grande gancho para a confecção também de lembrancinhas e enfeites para a escola.

Quase todo o material utilizado na confecção dos bonecos é levado pelos próprios alunos, que aprendem desde cedo a importância da consciência ambiental. "Levamos os alunos para uma aula extraclasse, no Parque da Sementeira, e vimos que eles não jogaram lixo no chão, seguraram com eles até encontrar uma lixeira. Aqui na escola, depois do recreio, nós não encontramos mais lixo espalhado. Quando eles aprendem a importância da destinação correta do lixo que produzem, já estão exercendo uma responsabilidade social", afirma a diretora da escola, Maria do Socorro Soares.

A atividade extracurricular também tem beneficiado o currículo pedagógico da escola. "Os professores têm vários recursos pedagógicos para utilizar, como os de Matemática, que desenvolvem jogos, e os de Língua Portuguesa, no processo de alfabetização. Além da forma lúdica de educar, também ajudamos as crianças a perceberem que podem criar um mundo melhor", explica a coordenadora pedagógica, Graça Azevedo.

Os pais dos alunos aprovam a ideia do projeto e elogiam a escola. É o caso da professora Jussara Santana, que tem um filho matriculado no quarto ano e, no Dia das Mães, ganhou um presente confeccionado por ele. "Eu guardo tudo que ele faz, todas as provas, trabalhos e agora essas peças com materiais recicláveis. Eu adoro arte e saber que o foi o meu filho que fez me deixa muito feliz. O projeto é importante porque, além de aprender sobre a sustentabilidade, ele passa a compreender que isso é importante não só para ele, mas para todos que estão ao seu redor", enfatiza Jussara.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário