sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Governo recebe doação de obras raras sobre a história sergipana



Publicado originalmente no site da SECULT, em 20 de dezembro de 2017

Governo recebe doação de obras raras sobre a história sergipana

Na manhã desta terça-feira, 19, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura, recebeu três volumes com obras raras doadas ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe pela Prefeitura de São Paulo. A solenidade de entrega aconteceu no espaço cultural do TCE.

Os livros históricos faziam parte do acervo da Biblioteca Mário de Andrade e foram entregues a 87 órgãos e instituições sergipanas. “Álbum de Sergipe – 1820 -1920”, publicado por Clodomir Silva em 1920, possui 333 páginas e fala de 100 anos de história de Sergipe; “Álbum Photográphico de Aracaju”, 47 páginas, edição da Casa Amador, de 1931; e “Província de Sergipe”, 14 páginas, autoria desconhecida, de 1870, contém os dez registros mais antigos de paisagens sergipanas.

Representando a Secretaria de Estado da Cultura, o superintendente executivo Irineu Fontes elogiou a iniciativa do Tribunal no resgate das obras sergipanas. “Este é um momento marcante onde estão sendo recuperadas obras sergipanas para os sergipanos. Iniciativas como essa contribuem para que nós possamos manter a nossa memória preservada”, elogiou.

De acordo com a diretora da Biblioteca Pública Epifânio Dória, Juciene Maria Santos, os livros irão enriquecer o acervo raro da biblioteca. “É uma honraria enorme sermos agora guardiões destas obras tão importantes para a história de Sergipe. É um presente para o povo sergipano poder ter acesso a um material tão rico e que será muito útil a estudantes e pesquisadores”, disse.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Antônio Amaral, lembrou que as obras vão ocupar um espaço significativo nas estantes da Biblioteca Pública do Estado. “Tudo aquilo que é produzido em nome da memória cultural do Estado sempre é muito bem-vindo. É louvável que um órgão como o TCE esteja empenhado em publicar obras que contribuem de forma significante para a memória dos sergipanos”, pontuou.

Na ocasião, o presidente do TCE, Clóvis Barbosa, agradeceu ao prefeito João Dória, além de destacar o papel do conselheiro Carlos Pinna, que facilitou o acesso entre os órgãos, e do jornalista Pascoal Maynard, que descobriu a existência das obras. “Este é um acervo fundamental para a valorização da memória sergipana. Estamos contribuindo para o resgate da história que nos pertence”, contou. 

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário