terça-feira, 12 de dezembro de 2017

I Simpósio #EuAmoMuseus.

 Equipe fez visita guiadas aos sítios arqueológicos da região


 Grupo visitou sítios arqueológicos

 Visita ao Museu do Sertão

 Palestra do secretário de cultural de Piranhas/AL

Lançamento do livro Madá encerrou as atividades

Publicado originalmente no site da SECULT, em 12 de dezembro de 2017

Sistema Estadual de Museus realiza Simpósio #EuAmoMuseus

Durante todo o final de semana, o Sistema Estadual de Museus esteve reunido no sertão sergipano, mais precisamente no Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), em Canindé do São Francisco para a realização do I Simpósio #EuAmoMuseus. Por três dias, museólogos, estudantes e gestores de diversos museus do Estado debateram temas referentes a interação e preservação das unidades museais e ainda visitaram sítios arqueológicos e museus localizados na região.

A sexta-feira, 08, foi marcada pela apresentação dos projetos do MAX e Museu do Sertão com a participação do Sr. Jairo de Oliveira, Secretário de Cultura e Turismo de Piranhas, município alagoano fronteiriço a Canindé. Além disso foi realizada uma roda de conversa sobre as ações desenvolvidas pelos museus participantes e um sarau poético dos museus.

Já no sábado, visitações à EcoFazenda Mundo Novo  e ao Cânion do Rio São Francisco, além de apresentação e discussão dos Planos Museológicos pelas Unidades Museais e Lançamento da logomarca SIEM-SE marcaram o dia. No domingo, os participantes puderam ainda prestigiar o lançamento do livro “Madá a Estrela que Virou Gente” de autoria de Romero Crispim, representante do Museu da Gente Sergipana.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Martha Soraya, o evento foi bastante proveitoso, pois foi uma oportunidade de unir vários museus do Estado, definir diretrizes e metas para 2018. “Tivemos um encontro multidisciplinar, onde conhecemos em campo alguns museus e ainda pudemos discutir sobre os rumos do sistema para o próximo ano. Sem dúvidas, foi um evento muito proveitoso”, frisou.

O representante do Centro Cultural de Aracaju, Mário Dias, agradeceu a todos pelo simpósio afirmando que foi um momento de ressignificação e integração. “Parabeniso à Marta Soraya pela iniciativa e à Railda pela acolhida. Foi uma oportunidade muito boa de compartilhar momentos extraordinários com todos, e a troca de conhecimento foi fantástica. Que venha o próximo simpósio para nos integrarmos ainda mais”, defendeu.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário