sábado, 2 de dezembro de 2017

Cortejo de Santa Bárbara acontece nesta segunda-feira, 4

Concentração será na sede da Associação Luz do Oriente.
Foto: divulgação.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 02/12/2017

Cortejo de Santa Bárbara acontece nesta segunda-feira, 4

Concentração será na sede da Associação Luz do Oriente

O Cortejo de Santa Bárbara, que é realizado pela Associação Luz do Oriente (A. L.O) e que se encontra no Calendário Oficial Cultural do Estado, completa dez anos de história em 2017. No dia 4 de dezembro (segunda-feira), às 9h, os sergipanos poderão prestigiar novamente o Cortejo de Santa Bárbara - considerada a padroeira dos bombeiros e feirantes.

O Cortejo de Santa Bárbara sairá da Associação Luz do Oriente (A.L.O.), no Bairro Industrial, em direção ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. “A prévia do evento aconteceu no dia (22/11), com a exposição fotográfica em homenagem ao evento, denominada ‘Venha com os ventos de Oyá’, que aconteceu no Centro Cultural de Sergipe. Além disso, houve apresentação artística e amostra de objetos de significância afro, informa a assessoria de imprensa da A.L.O.

O evento é realizado juntamente com o Ilê Yátassytaoo Ifá Enibalé, que realiza o sincretismo religioso entre Santa Bárbara (santa da igreja católica) e Iansã (orixá cultuada nas religiões de matriz africana).

Vale salientar, o evento entrou no Calendário Oficial Cultural do Estado de Sergipe, por meio da Lei 8.146, de autoria da deputada estadual Ana Lúcia.  O encontro também tem por finalidade viabilizar o desenvolvimento cultural e turístico no Estado de Sergipe.

“Não se trata de vitimismo. Casos de intolerância acontecem a todo o momento, seja ela qual for a origem, racial, social, sexual ou religiosa. Nós sabemos que combatê-la não é uma tarefa fácil, pois na maioria das vezes a origem do preconceito vem do seio familiar por adotarem métodos educacionais arcaicos.  Dessa forma, esses 10 anos devem ser celebrados com muita alegria, pois eventos como esse só fortalecem nossa luta e demonstram para as autoridades o quanto sabemos de nossos direitos e pedimos que eles sejam assegurados. Enfim, o mundo é plural e não vão nos calar! “, afirmou a Yalorixá Rita de Cássia- Presidente da A.L.O.

Percurso do cortejo

A concentração acontece na sede da Associação Luz do Oriente (Rua Marcelino Procópio da Silva, 306- Bairro Industrial- Próximo ao Parque da Cidade), com parada no Mercado Central de Aracaju (passagem pela passarela das flores), em direção ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (Rua Siriri, 762- Centro). Mais informações através do telefone (79) 99918-5868 (José dos Santos - um dos responsáveis pelo evento).

Com informações da organização do evento

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário