segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras 2017




Fotos: Maria Odília

Publicado originalmente no site Seed SE., em 11/12/2017 

Escolas da rede estadual de Sergipe se destacam no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras

Com apoio da Secretaria de Estado da Educação, durante dois dias, mais de 4 mil integrantes de bandas de 15 estados do país participaram da competição, realizada pela primeira vez em Sergipe. Anfitriãs, as escolas da rede pública estadual conquistaram primeiros lugares em várias categorias em disputa, a exemplo do Centro de Excelência Maria Ivanda de Carvalho e Colégio Estadual Nelson Mandela

A avenida Barão de Maruim, em Aracaju foi palco do XXVI Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras no último sábado e domingo, dias 9 e 10. O evento, realizado pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF), contou com a parceria do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), e reuniu mais de quatro mil estudantes e músicos de vários estados do país em disputa inédita no Estado. Ao todo, 50 corporações musicais competiram em mais de 10 categorias, que contemplaram desde a faixa etária infantil até a sênior.

De acordo com o maestro Rivaldo Dantas, esta competição visa estimular a criação de bandas e fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes, mediante competições, e incentivar as corporações musicais. "É o evento máximo que se realiza no campo de bandas e fanfarras em todo país. Tivemos aqui uma competição de nível elevado, pois disputaram as corporações campeãs e vice-campeãs dos campeonatos estaduais. Nos empenhamos para trazer este evento para Sergipe e, ao apresentarmos o projeto ao secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, ele prontamente topou e disponibilizou a estrutura da Seed para que pudéssemos, em parceria com o governo estadual, realizar com sucesso este grande evento", afirmou Dantas.

Ao abrir oficialmente a 24ª edição do Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, o secretário Jorge Carvalho destacou a oportunidade proporcionada por esta competição a milhares de estudantes brasileiros quanto à troca de experiências e conhecimentos musicais e quanto a contribuição deixada na formação de valores cívicos. Em seu pronunciamento, Carvalho reconheceu ainda as significativas contribuições do maestro Rivaldo Dantas para o cenário musical sergipano, a partir do qual se pode perceber hoje um maior entusiasmo pela música nas escolas da rede pública estadual.

"Com muita honra, o Governo de Sergipe recebe a CNBF para sediar em Aracaju o Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras e agradece à sua diretoria pela capital do nosso Estado ter sido a cidade escolhida para sediar tão importante certame", disse o secretário de Educação de Sergipe, ao desejar boas-vindas a todos os participantes.

Competição

Em disputa pelas melhores colocações, as corporações musicais foram avaliadas por um júri técnico composto por 40 árbitros criteriosamente selecionados pela CNBF. Com uma programação extensa e dividida por blocos, as bandas e fanfarras desfilaram pela avenida Barão de Maruim em disputa pelos primeiros lugares no Estandarte, Pelotão de Bandeiras, Corpo Coreográfico, Corpo Musical, Baliza, Regente, Mor ou Comandante.

"É um momento muito especial para a Banda Marcial de Louveira (BAMALO). Somos de uma cidade pequena no interior de São Paulo e a nossa vinda a esta competição mobilizou toda nossa comunidade. Sem dúvida, este evento irá estimular outros jovens do município de Louveira (SP) a participar das atividades musicais da BAMALO", afirmou o maestro Eliel Espíndola, regente desta corporação musical paulista que trouxe ao XXVI Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras a sua Banda de Percussão Sinfônica Infantil e a Fanfarra Simples Tradicional Sênior.

Do estado de Goiás, com apenas 13 anos, Bruna Vitória participou pela primeira vez de um campeonato musical de abrangência nacional. Estudante do ensino fundamental, ela é uma das integrantes da Banda de Percussão Leiny Lopes de Souza, do município de Anápolis (GO), e disputou na categoria Banda de Percussão Infanto Juvenil. Para Bruna, "foi um sonho ter participado desta competição". Ela explicou ainda que o fato de assistir apresentações de bandas de outros estados contribuiu muito para sua formação musical. "O próximo ano a minha meta é ser a Mor da banda", confessou, animada.

Resultados

O Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras premiou as três melhores bandas e fanfarras classificadas pelo júri nas modalidades banda de percussão com instrumentos melódicos, banda de percussão simples banda de percussão sinfônica, banda marcial, banda musical de marcha, banda musical de concerto e banda sinfônica, nas faixas etárias infantil, infanto juvenil e sênior.

Participando pela primeira vez desta competição, a Corporação Musical Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, composta por alunos do ensino médio integral do Centro de Excelência que dá nome ao grupo, conquistou o primeiro lugar na modalidade Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Sênior.

Os estudantes do Colégio Estadual Nelson Mandela, também novatos na competição, disputaram na modalidade Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos e conquistaram o quarto lugar. A Banda de Percussão Nelson Mandela ficou com a melhor pontuação para Corpo Coreográfico e para Mor, e com a segunda melhor pontuação em Linha de Frente.

Homenagens

A Confederação Nacional de Bandas e Fanfaras homenageou nesta edição o Governo de Sergipe e o governador do Estado, Jackson Barreto, pelo apoio dado à CNBF para realização do Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras em Sergipe. O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, recebeu das mãos do maestro Rivaldo Dantas uma comenda outorgada pela CNBF também em reconhecimento ao empenho e esforço dedicados para que o Estado de Sergipe viesse a sediar este evento.

No segundo dia de competições, o maestro da Banda Interescolar da Secretaria de Estado da Educação (SecBanda), Rivaldo Dantas, que também é presidente da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, foi homenageado por incentivar às corporações musicais.

Por sediar o Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras e apoiar logisticamente o evento, a capital de Sergipe foi agraciada com o certificado "Cidade Amiga das Fanfarras e Bandas" Na ocasião, o secretário municipal de Turismo e Esportes, Jorge Araújo Filho, recebeua homenagem conferida pela CNBF, em nome do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

Texto e imagem reproduzidos do site: seed.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário