sábado, 2 de dezembro de 2017

Posse de José Aderval na Academia Sergipana de Medicina

Fotos: Janaína Santos.

Publicado originalmente no site da PMA, em 02/12/2017

Prefeito Edvaldo Nogueira prestigia posse na Academia Sergipana de Medicina

 “Além de ser um médico talentoso, ele também cuida das almas porque produz literatura e quem produz literatura cuida das almas”. Foi assim que o prefeito Edvaldo Nogueira se referiu ao médico José Aderval Aragão, na noite desta sexta-feira, 1º, durante a posse do doutor na Academia Sergipana de Medicina, solenidade realizada na Universidade Tirantes (Unit) diante de imortais da academia, personalidades sergipanas e familiares do homenageado da ocasião.

Contemporâneo do Dr. José Aderval no curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Edvaldo Nogueira acompanhou de perto o início da construção da carreira do médico angiologista e cirurgião vascular que nesta noite tomou posse na cadeira de número 2 da academia, esta que tem como patrono o Dr. Antônio Militão de Bragança, e antes foi ocupada pelo Dr. Alexandre Gomes de Menezes Netto, falecido no início deste ano.

“Eu entrei um pouco antes que ele na universidade. Ele sempre foi um talentoso estudante, sempre foi um aluno brilhante na universidade, um médico dedicado e que tinha esse lado da produção literária, de gostar das letras. José Aderval tem um grande trabalho como representante da categoria e, acima de tudo, é um escritor. Eu sou muito feliz porque estou aqui e ainda pude reencontrar ex- professores, grandes mestres e pessoas inspiradoras na área de medicina, pessoas que deram e dão uma grande contribuição para a sociedade sergipana como um todo”, destacou o prefeito.

Atual presidente da Sociedade Sergipana de Medicina (Somese), José Aderval é autor dos livros “Elementos de Anatomia Humana”, “Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular: história da regional Sergipe”, “ Anatomia das Veias Gastrocnêmicas” e mais recentemente o “Livro Verde da Medicina Sergipana”, obras que lhe valeram a posse na academia. Nascido no município sergipano de Graccho Cardoso, ele juntou-se aos demais imortais após anos de serviço realizado na medicina. “Para mim é uma grande honra. Primeiro porque vim de uma família humilde e chegar à presidência da sociedade médica e agora ser acolhido pela academia é uma honra muito grande. Além de fazer parte da academia já ser grandioso, substituo dois grandes imortais. É um orgulho. Espero que eu possa, da mesma forma que fui acolhido pela academia, proporcionar algo de dinâmico para mantê-la sempre viva”, afirmou o mais novo imortal.

O imortal

José Aderval Aragão foi eleito pela academia no dia 26 de julho deste ano. Concorrendo com mais três candidatos, ele obteve consagradora vitória, logo na primeira votação. O doutor é médico cirurgião vascular,  formado pela Faculdade de Ciências Médicas da UFS em 1987, com mestrado e doutorado em Ciências pela UNIFESP.  É ainda professor do curso de Medicina da UFS e da UNIT e preside a Sociedade Médica de Sergipe.

Texto e imagem reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário