quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Governador prestigia lançamento de obra de Ibarê Dantas sobre Leandro Maciel


Publicado originalmente no site Agência SE, em 06 de Dezembro de 2017

Jackson prestigia lançamento de obra de Ibarê Dantas sobre Leandro Maciel

A obra faz um resgate histórico e político da figura de Leandro Maynard Maciel, que ocupou os cargos de deputado Federal, governador e senador por Sergipe

O governador Jackson Barreto prestigiou na noite desta quarta-feira, 6, o lançamento do livro do intelectual Ibarê Dantas, "Leandro Maynard Maciel: Na Política do Século XX". O evento aconteceu no Museu da Gente Sergipana e contou com a presença de diversas personalidades.

A obra faz um resgate histórico e político da figura de Leandro Maynard Maciel, que ocupou os cargos de deputado Federal, governador e senador por Sergipe. Natural de Rosário de Catete, Maciel seguiu carreira na política por influência de seu pai, Leandro Ribeiro de Siqueira Maciel, que também já havia ocupado o cargo de senador e foi personagem das pesquisas de Ibarê Dantas.

“Esse livro nasceu da necessidade de conhecer Leandro, porque ele era uma figura muito controvertida. Então, tive a curiosidade de acabar com esse mistério com relação a ele e, ao mesmo tempo, construir um retrato de corpo inteiro”, resumiu o Ibarê Dantas.

Segundo Jackson, tanto Ibarê quanto Maciel são duas grandes figuras para a história de Sergipe. “Vim prestigiar o intelectual e grande escritor Ibarê Dantas, que é um homem que se preocupa em pesquisar a história do nosso estado e os vultos da política do século 20. Ibarê é uma fonte inesgotável. Cada livro dele é como se fosse um pedaço da história. Vim prestigia-lo no lançamento do livro sobre a figura de Leandro Maciel, a quem conheci. A época de seu governo foi difícil, a política era feita de perseguição. Acho que vou me deliciar com esse livro, porque vivenciei parte do governo de Leandro Maciel e Ibarê é uma referência a que nós todos temos que nos dobrar”, afirmou.

Leandro Maciel

Nascido em Rosário do Catete em 8 de dezembro de 1897, Leandro Maynard Maciel graduou-se em Engenharia Civil em Salvador, na Bahia. Foi governador de Sergipe entre 1955 e 1959. Antes, já havia assumido o cargo de deputado Federal em 1930, de 1933 a 1935 e de 1946 a 1951. O político também ocupou cadeira no Senado Federal de 1935 a 1937 e de 1967 a 1975. Faleceu em Aracaju, em 14 de julho de 1984,

Ibarê Dantas

José Ibarê Costa Dantas nasceu em 1939, em Riachão do Dantas, e formou-se em História pela Universidade Federal de Sergipe. É mestre em Ciência Política pela Unicamp e recebeu o título de doutor honoris causa pela UFS. Foi também um dos fundadores do núcleo de pós-graduação em Ciências Sociais da UFS. Foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe de 2003 a 2010.  Dedica-se aos estudos da história de Sergipe e de grandes nomes de sua política, a exemplo de Leandro Ribeiro de Siqueira Maciel e Florentino Menezes.

Presenças

Estiveram presentes no evento o escritor João Oliva; o vereador de Aracaju professor Antônio Bittencourt; o secretário de Estado da Fazenda Josué Modesto dos Passos Sobrinho; o ex-prefeito de Estância Ivan Leite; o jornalista e ex-diretor-presidente da Fundação Aperipê, Luciano Correia; o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antoniolli, e outras autoridades.

Texto e imagem reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário