quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Secult celebra os 36 anos da Galeria J. Inácio

 A mostra é composta por peças de 24 artistas entre 
pinturas em telas, esculturas, fotografia e graffiti.

 Galeria foi inaugurada em 1981 pelo Governo de Sergipe

 Público acompanhou uma retrospectiva dos 36 anos



 Antônio Amaral, presidente do Conselho Estadual de Cultura

 Jane Junqueira, diretora da Galeria

 Pintor e escritor, Adauto Machado

 Lindolfo Amaral, assessor especial Secult




Fotos: Pritty Reis/Secult

Publicado originalmente no site da SECULT, em 27 de dezembro de 2017

Secult celebra os 36 anos da Galeria J. Inácio

São 36 anos de uma das instituições culturais mais importantes de Sergipe. Democrática, vibrante e acessível, a Galeria de Arte J. Inácio comemorou na manhã desta quarta-feira, 27, mais um aniversário, com o lançamento de uma exposição comemorativa que reúne obras de grandes nomes das artes visuais, entre eles do seu patrono, J. Inácio.

Durante a abertura da mostra, a diretora da galeria, Jane Junqueira, apresentou uma retrospectiva dos 36 anos do espaço cultural, rememorando os momentos mais marcantes de sua trajetória. “A galeria está em constante transformação, reinventando sempre suas ações, seja através das oficinas e das mediações culturais que temos realizado aqui, ou através das exposições selecionadas de maneira democrática por meio dos editais de ocupação”, pontuou.

Inaugurada em 1981 pelo Governo de Sergipe, a Galeria já abrigou centenas de exposições individuais e coletivas, com trabalhos dos mais consagrados artistas sergipanos e do Brasil, além de artistas de outros países. O espaço também foi cenário de diversos lançamentos de livros e catálogos culturais. Em 2015, a J. Inácio passou por um processo de revitalização com novos equipamentos de iluminação, ventilação e ambientação adequada para retomar as exposições, recebendo de lá pra cá mais de oito mil visitantes.

Representando o secretário de Estado da Cultura na solenidade, o assessor da pasta, Lindolfo Amaral destacou que a Galeria cumpre um papel fundamental nas políticas públicas na área cultural. “2018 será o terceiro ano que a Secult realizará de forma democrática a ocupação desse espaço dos cidadãos sergipanos. E a essência da arte é justamente ser democrática, sem nenhum preconceito e respeitando os direitos da cidadania”, contou.

Boas lembranças

Relembrando as várias exposições que já realizou na Galeria, o pintor e escritor Adauto Machado, disse sentir-se parte dessa história.  “No momento em que comemoramos a trajetória e a permanência deste local que tanto favoreceu a nós artistas, eu me sinto bastante honrado pelas vezes que tive meus trabalhos contemplados e sempre com sucesso. Atitudes que têm por objetivo criar cultura, aumentar os incentivos em relação à arte de uma forma geral, merecem sempre ser destacadas”, disse.

Para o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Antônio Amaral, a Galeria cumpre um papel social muito importante. “Hoje comemoramos uma trajetória singular percorrida ao longo desses anos por esse espaço cultural tão pujante. Uma celebração que, sem dúvidas, merece os aplausos de toda a sociedade sergipana”, evidenciou.

 Mostra comemorativa

A mostra traz o acervo permanente da unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) fazendo referencia ao aniversário da Galeria, comemorado no dia 10 de dezembro. Composta por peças de 24 artistas entre pinturas em telas, esculturas, fotografia e graffiti.

Participam da exposição: Adauto Machado, Eurico Luiz, J. Inácio, Gervásio Teixeira, Otávio Luiz, Zeus, Alan Adi, Fábio Sampaio, Bosco Rollemberg, Dilson, Flávio Antonini, Caã, Elias Santos, Roberto Müller, Adriana Dantas, Crec Leão, Alesandra Cunha, Leonardo Alencar, Alef, Everton Santos, Antônio da Cruz, Jacira Moura, Sueli Nielsen e Daniel Pinho.

A exposição ficará aberta ao público até o dia15 de janeiro. A Galeria está localizada na Rua Vila Cristina, S/N, bairro Treze de Julho.  Mais informações (79) 3179 – 1969.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário