domingo, 10 de dezembro de 2017

Aracaju sedia campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras



Publicado originalmente no site da PMA, em 09/12/2017.

Aracaju sedia campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras

Neste sábado, 9, a rotina da avenida Barão de Maruim, no centro de Aracaju, foi modificada. Nada de roncos de motores ou buzinas, ao contrário, o único som que ecoou pela avenida foi da harmonia dos instrumentos musicais das bandas e fanfarras que participam da XXIV edição do Campeonato Nacional. O evento tem a coordenação do Governo de Sergipe e Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF), com apoio logístico da Prefeitura de Aracaju.

Durante o evento de abertura do campeonato, representando o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, recebeu da organização do evento, o certificado de "Cidade Amiga das Bandas e Fanfarras", entregue por Aracaju estar sediando o campeonato.

Na oportunidade, o secretário destacou a importância de ter um evento como este em nossa capital. "Uma das premissas do prefeito Edvaldo nessa gestão é fazer de nossa capital, uma cidade inteligente, humana e criativa. Esse evento com tantos jovens de vários estados do país desfilando por nossa avenida o talento para a música, mostra que nós estamos no caminho, pois a música ajuda a juventude a desenvolver melhor sua vida pessoal, social e educacional", enfatiza Jorge Araujo.

O campeonato se estende até este domingo, 10, e reúne cerca de quatro mil pessoas e cerca de 60 bandas e fanfarras de 15 estados do país, Sergipe tem nove representantes. O ingresso na etapa nacional se dá através das etapas regionais, onde estão automaticamente classificadas para a disputa, as bandas e fanfarras campeãs e vice-campeãs.

O principal objetivo do campeonato é estimular a criação de novas bandas e fanfarras. Mas, segundo o maestro Rivaldo Dantas, presidente da CNBF, além do incentivo, outra missão da confederação "é o resgate dessa prática tão salutar, que são as bandas nas suas diversas categorias: fanfarras, bandas de percussão, bandas de música e bandas sinfônicas." enfatiza o presidente.

Para efeito de avaliação e classificação, as corporações participantes são divididas nas seguintes categorias: banda de percussão; banda de percussão com instrumentos melódicos simples; banda de percussão sinfônica; fanfarra simples tradicional; fanfarra simples marcial; fanfarra com um pisto; banda marcial; banda musical de marcha; banda musical de concerto; banda sinfônica. E para avaliar cada uma das categorias, existe uma banca avaliadora, composta por 40 especialistas.

Segundo a organização do Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, o encerramento deve ocorrer entre o final da tarde e o início da noite deste domingo, na avenida Barão de Maruim.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário