quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Aracaju terá sua primeira feira da leitura e do livro.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Em Paraty, comissão organizadora convidou 
Ancelmo Goes para participar da 1ª Flise.
Crédito - Divulgação.

Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade.Net, em 25/08/2015.

CULTURA.

Aracaju terá sua primeira feira da leitura e do livro.
Evento literário será gratuito e sediado no Parque da Sementeira em novembro.

Por: Andréa Vaz/Equipe JC.

A I Feira da Leitura e do Livro de Sergipe (Flise)está marcada para o período de 6 a 8 de novembro, das 15h às 21h, no Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, e promete ser inesquecível. A programação cultural será anunciada oficialmente neste sábado, 29, às 19 horas, no Teatro Atheneu, quando serão apresentados os nomes de autores locais e de renome nacional, entre outros grupos artísticos que farão parte do evento literário.

Serão 35 estandes de editoras e livrarias, tendas para autores e videoconferências, palco com apresentações musicais e teatrais, feira gastrô, contação de histórias para o público infantil, sessões de autógrafos com escritores locais e também de renome nacional, e a estimativa é de que 50 mil pessoas visitem a Flise nos três dias do evento. Na estreia, o homenageado será o poeta sergipano Santo Souza.

A neta do homenageado, Ilmara Souza, uma das organizadoras da Flise, conta, com orgulho, que o avô foi um menino sergipano pobre, negro, filho de lavandeira, que na infância sofreu uma série de restrições sociais, mas que ao descobrir a leitura, o livro, e a poesia em sua vida, transformou a realidade de todos aqueles ao seu redor e presentou Sergipe com 17 obras, que vão desde a poesia social à poesia órfica.

E a Flise já tem cumprido com uma das suas missões: promover a educação e a cultura nas mais variadas formas de manifestação, projetando Sergipe no circuito litero-cultural brasileiro. Uma prova disso é a divulgação nos pontos culturais do eixo Rio e São Paulo, que já começou. Recentemente, os organizadores do evento literário, Adriano Pereira, Gustavo Aragão, Ilmara Souza e Cleber Santana, estiveram na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, onde divulgaram a Feira de Leitura e do Livro, que acontecerá pela primeira em Aracaju e aproveitaram para convidar o conterrâneo Ancelmo Gois, jornalista e colunista social.

“Pretendemos levar Sergipe para o mundo e trazer o mundo a Sergipe, divulgar nossos valores, fazer um intercâmbio cultural”, enfatiza Ilmara Souza, que acredita que haverá uma grande movimentação turística cultural nos três dias da Feira. Segundo ela, para preparar a primeira edição da Flise, a comissão organizadora do evento visitou diversas outras feiras literárias, buscando ideias e referências sobre a organização e a programação cultural destes eventos.

A iniciativa

O escritor e professor Gustavo Aragão, também representante da comissão organizadora do evento literário, explica que a iniciativa surgiu depois do Encontro Sergipano de Escritores, realizado em 2014, quando parte dos participantes manifestou a vontade de criar meios de incentivar os escritores do Estado. Segundo ele, a ideia da Flise é incentivar a leitura, democratizar o acesso ao livro e à leitura, bem como criar oportunidades de negócios e vendas de títulos diretamente com o público.

A Flise ainda será uma ótima oportunidade de o público conhecer escritores que marcaram a produção literária do Estado, além, claro, de os visitantes poder conhecer novos trabalhos. “Aracaju era a única capital da Região Nordeste que não possuía uma feira neste segmento. Por isso, tivemos a intenção de preencher esta lacuna”, ressalta Gustavo Aragão. Aos interessados em participar da Flise, basta acessar o site www.flise2015.com.br para ter acesso às informações necessárias.

A ideia de promover a literatura nas suas mais variadas formas de manifestação agradou o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, que recebeu o professor e escritor Gustavo Aragão, representante da comissão organizadora do evento, para avaliar de que forma a Secult poderá contribuir com a proposta. “A Flise é uma bela iniciativa para o nosso Estado, por isso, contará plenamente com o apoio do Governo de Sergipe e da Secretaria de Estado da Cultura para a sua realização”, afirmou o secretário.

Para Elber Batalha, o evento literário terá um papel importante para os escritores sergipanos, promoverá o intercâmbio com escritores nacionais e, principalmente, fomentará a leitura. “Pretendemos que cada vez mais a população tenha acesso à leitura como um meio de conhecimento, de cultura e de esclarecimento. Pois defendemos a ideia de que o processo de cultura, também é um processo de formação do cidadão, de forma plena e consciente de seus direitos”, enfatizou o secretário.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário