sábado, 28 de novembro de 2015

Sergipe tem bons espaços para turismo ecológico


Embrapa pretende disponibilizar Reserva do Caju para visitações.
A Mata do Junco, em Capela, é boa opção para turismo ecológico.
Créditos: Gabriela Machado/Divulgação.

Publicado originalmente no JornaldaCidade.Net, em 23/11/2015.

TURISMO.

Sergipe tem bons espaços para turismo ecológico.

Sergipe reúne em seu pequeno território de 21.910 km² condições de viabilizar projetos de turismo ecológico em boas proporções.

Por: Eugênio Nascimento/ Equipe JC

Aparentemente frágil na oferta de espaços atrativos para o turismo, Sergipe reúne em seu pequeno território de 21.910 km² condições de viabilizar projetos de turismo ecológico em boas proporções, aproveitando a promoção de seus rios, a exemplo do São Francisco, Vaza Barris e Sergipe, suas serras, como Itabaiana, Miaba, Serra Negra, Palmares etc., e abrindo as portas e divulgando mais as suas Áreas de Proteção Ambiental (APA) federais e estaduais para visitações públicas.

A divulgação desses espaços praticamente não acontece e nem sequer é colocada nos roteiros oferecidos aos visitantes. Por isso, hoje, o Jornal da Cidade abre espaço para mostrar algumas das opções inexploradas turisticamente e que poderia fazer a diferença, principalmente para quem quer fugir do espaço urbano, de cimento e asfalto.

Na esfera federal, as principais áreas de preservação, conservação, pesquisas e lazer de Sergipe são:

1-Reserva Biológica de Santa Isabel - É administrada pelo Projeto Tamar, qjue trabalha com a preservação das tartarugas marinhas;

2-Parque Nacional da Serra de Itabaiana - Preserva os espaços da serra em Itabaiana, Areia Branca, Campo do Brito e Itaporanga D’Ajuda , além do Parque dos Falcões;

3- Floresta Nacional de Ibura - Fica em Nossa Senhora do Socorro e preserva a vegetação de Mata Atlântica;

4- Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul - Limitada ao sul para margem esquerda do rio real e, ao norte, pela margem direita do rio Vaza barris;

5- Área de proteção ambiental do Morro do urubu - Protege e recupera remanescentes da Mata Atlântica na área urbana de Aracaju, no Parque da Cidade;

6- Area de proteção ambiental do litoral norte - atinge partes de Pirambu, Japoatã, Pacatuba, Ilha das Flores e Brejo Grande.

Horto de Ibura

Uma das áreas mais frequentadas pela população sergipana até os anos de 1980, era, inegavelmente, o então chamado de Horto Florestal de Ibura. O espaço oferecia banhos, boas caminhadas e outras práticas esportivas. Lá, muitas famílias costumam passar todo o sábado ou o domingo acampadas ou fazendo piqueniques. Hoje é um grande espaço de pesquisas, mas que pode ser visitado.

Essa área já abrigou o Posto de Fomento do extinto IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, que produzia mudas e sementes florestais. A área foi doada pelo estado de Sergipe à União e hoje est´pa sob o controle do Ibama, que realizou estudos para caracterização do meio físico em parceria com a UFS e Embrapa/Se.

Os levantamentos realizados apontaram as seguintes ocorrências: 123 espécies vegetais nativas de valor econômico, ecológico e cultural na área, entre elas o angelim, aroeira, sucupira, ingá, jacarandá, jatobá, jenipapo; fauna bastante diversificada com cinco espécies de anfíbios, 13 de répteis em especial o lagarto teiú, a cobra coral, cobra-verde, jararaca, 56 de aves e 14 de mamíferos, destacando-se , a cutia. Pássaros como canção, cardeal, jandaia-da-caatinga, galo-de-campina e sofrê. Entre as espécies da fauna aquática, duas estão em risco de extinção o cavalo-marinho e o mero.

O Horto fica na BR 101, km 85, no município de Nossa Senhora do Socorro, a cerca de 11 km de Aracaju. Agende a visita no Ibama/Sergipe.

Área da Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pretende colocar à disposição para a visitação pública a Reserva do Caju, no campo experimental de Itaporanga d’Ajuda, aquela área cheia de palmeiras poucos quilômetros depois da ponte Joel Silveira. Ela é a primeira RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural - de uma empresa pública federal, reconhecida em 2011 pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

“Hoje recebemos visitas escolares e técnicas. Basta entrar em contato com nosso SAC. 4009-1344 ou 4009-1409”, informa o superintendente da Embrapa, Moacir Macedo. Trata-se de um extrato bem representativo da Mata Atlântica, com muitas espécies de aves, mamíferos e árvores. Por enquanto, a Embrapa está recebendo apenas visitas educacionais, mas está elaborando o plano de manejo que prevê uma quantidade controlada de visitas turísticas.

Espaços estaduais

Já no âmbito da administração pública estadual, quatro boas áreas podem ser divulgadas, a começar pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Urubu, em Aracaju. Trata-se de um parque que oferece ao visitante momentos de relaxamento na Mata Atlântica e curtindo os animais do pequeno e aparentemente bem cuidado Zoológico. O espaço é conhecido por todos como ‘Parque da Cidade’.

O Parque da Cidade é de fácil acesso. Fica a cinco minutos do Centro de Aracaju e nele há ainda as opções por passeios de teleférico e rampa que permite decolar dois parapentes. O morro tem 88 metros de altura e o pouso pode ser feito na própria rampa, mas exige técnica, ou embaixo dela. A área de pouso mais usada fica a 2 km de distancia, em um campo de futebol. Por isso é preciso ganhar altura. A Associação Sergipana de Vôo Livre disponibiliza informações no blog http://sevoolivre.blogspot.com.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) também responde pela preservação da APA Sul, onde ficam manguezais e dunas dos municípios de Itaporanga D’Ajuda e Estância, a Mata do Junco, em Capela, Grota de Angiços e Caatinga, em Poço Redondo. Todos esses espaços estão abertos diariamente e grupos de excursões devem fazer o agendamento prévio na Superintendência de Biodiversidade e Floresta da Semarh.

Texto e imagens reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário