segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Livro ‘Construtor João Alves – Sem Reticências...’


Publicado originalmente no Jornal da Cidade.Net, em 06/10/2015.

CULTURA.

Marlene Calumby lança o livro ‘Construtor João Alves – Sem Reticências...’

Por: JornaldaCidade.Net

(...) Nele, a história do construtor João Alves que contribuiu diretamente com o desenvolvimento urbano de Aracaju, não apenas os aspectos cronológicos do biografado em torno da sua importante atuação na área da construção civil, como também sobre temas polêmicos que sempre envolveram sua vida pessoal.

Para a filha e escritora, o livro é mais do que uma homenagem ao homem empreendedor que deu vida a bairros como São José e 13 de Julho, na capital sergipana. “Quando nem existia financiamento público, o construtor João Alves já financiava casas para a população. Quem conhece Aracaju, sabe que o bairro São José e 13 de Julho foi ele quem construiu. Ali era tudo mangue. Ele foi um homem de grande importância na construção de Aracaju. O livro é um resgate histórico, uma bibliografia romanceada que conta toda a sua vida, até amorosa”, afirmou Marlene Calumby.

Sem abrir mão da fidelidade dos relatos, a autora não ignorou nenhum dos demais parentes irmanados pelos laços paternos, delineando a obra com simplicidade e clareza, esclarecendo, inclusive, questionamentos que foram transformados em boatos que giravam em torno da sua tendência pelo gosto excessivo ao feminino. Como filha, ressalta com riqueza de detalhes o seu comportamento como pai e provedor, em torno da família, especialmente com sua mãe Maria de Lourdes e irmãos, João e Roberto.

O construtor João Alves é pai da autora e do atual prefeito de Aracaju, João Alves Filho. Seu nome foi cedido para dar identidade à Ponte que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros, inaugurado no dia 24 de Setembro de 2006. Trazendo uma bagagem vitoriosa de superações em torno das dificuldades para conquistar espaço na construção civil, o histórico construtor recebe, por intermédio da filha, um importante registro da sua passagem pela vida, independentemente das avaliações políticas e pessoais, recebendo o fruto do reconhecimento em torno do seu empreendedorismo.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário