quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Projeto Penarte lança sua 4° edição no Prefem

Foto: Arquivo Portal Infonet.

Infonet > Cultura > Noticias > 16/11/2015.

Projeto Penarte lança sua 4° edição no Prefem.

O espetáculo terá sua estréia para o público no dia 21.

Nesta última sexta-feira, 13, aconteceu no PREFEM o lançamento do espetáculo, ¨A Cor da Vida é Transparente¨ do projeto PENARTE em sua 4ª Edição. O espetáculo terá sua estréia para o público no dia 21 de dezembro, as 16h, no Teatro Atheneu.

Uma das inovações é que a Secretaria de Justiça e Direito ao Consumidor irá disponibilizar os materiais de cenografia e de figurino para que os próprios internos confeccionem e façam a montagem do espetáculo na sua totalidade.

''O que move o ser humano é a sua capacidade de superar os desafios com determinação e criatividade. Desta forma, além de racionalizar as verbas públicas, levando em consideração o atual momento econômico, estimularemos o dinamismo de autossubsistência e o trabalho em equipe'', disse, o Secretário Antônio Hora Filho.

Durante o lançamento as internas mostraram as suas habilidades em música, canto, grafismo, poesia e teatro. Habilidades estimuladas através de oficinas praticadas dentro do PREFEM e oferecidas pelo projeto PENARTE há algum tempo.

''Ter participado desse projeto foi fundamental para a minha transformação enquanto ser humano, a minha visão de mundo e os meus objetivos de vida. Estou saindo por esses dias graças a remissão que consegui por participar desse projeto e esse ano fiz o ENEM com o objetivo de cursar artes cênicas em uma universidade. Aprendi a amar a arte e a me sentir gente", desabafa emocionada, Ivanete.

O Coordenador do projeto PENARTE, Claudio Viana, avalia como imprescindível o uso luxuoso da arte como metodologia de restauração dos valores humanos e de alto teor reflexivo.

"Entendo que quando atual gestão enfatiza a ressocialização não está preconizando dar lazer e divertimento, pretende sim, adotar uma forma de pena que não seja vingativa, mas comprometida com melhoramento da conduta social pós aprisionamento, combatendo a reincidência e atuando na redução dos indicadores criminais e de violência", diz Cláudio Viana.

Outra importante ação, ocorrida subsequentemente, foi a entrega dos certificados dos cursos de capacitação feito pelas internas através da Fundação Ulisses Guimarães, com a chancela da UnB – Universidade Federal de Brasília, tendo sido contemplada mais de 200 internas.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário