sábado, 7 de novembro de 2015

Porto da Folha é uma boa opção no sertão sergipano

Foto: Jadilson Simões/ Equipe JC.

Publicado originalmente no site do JornaldaCidade.Net, em 02/06/2014.

TURISMO.

Porto da Folha é uma boa opção no sertão sergipano.

Por: Eugênio Nascimento/Equipe JC.

Quem vai visitar Porto da Folha leva logo em mente o desejo de conhecer o Povoado Ilha do Ouro, a boa comida gerada pelo rio, o banho no “Velho Chico”, o passeio de barco e, quem sabe, uma chegadinha na Praia de Santana de Ipanema, na margem alagoana do Rio da Integração Nacional.

Localizado há 190 Km de Aracaju, o Município de Porto da Folha, no alto sertão sergipano, é um dos mais atrativos para quem deseja curtir as paisagem da caatinga do semiárido, as verdes águas do Rio São Francisco, os bons camarões, peixes e pitus, aliado às histórias do cangaço, escravidão e resistência a ela e a forte presença indígena no Estado. Fala-se muito na presença do colonizador holandês na região.

Quem vai visitar Porto da Folha leva logo em mente o desejo de conhecer o Povoado Ilha do Ouro, a boa comida gerada pelo rio, o banho no “Velho Chico”, o passeio de barco e, quem sabe, uma chegadinha na Praia de Santana de Ipanema, na margem alagoana do Rio da Integração Nacional. Tudo isso vale a pena e por certo agradará o turismo e vale um dia de relaxamento.

Mas se quiser conhecer uma das mais antigas comunidades quilombolas de Sergipe, que fica no Povoado Mocambo, pode ir que será bem recebido. O local tem o agradável visual do rio e, por causa das chuvas, o verde da vegetação. Lá tem uma vila que abrigou os negros que fugiram da escravidão em Pernambuco, Alagoas e parte de Sergipe e muita gente para contar histórias dos antepassados.

Se ainda sobrar tempo, estique um pouquinho o seu passeio e vá visitar a Ilha de São Pedro. Lá moram os índios Xocó. Na ilha eles produzem telhas, tijolos, agridá, potes, porrões, produzem frutas e verduras e ainda criam galinhas, carneiros e gado bovino. Boa parte da produção dos índios é vendida em feiras de Sergipe e Alagoas. Os Xocó são civilizados e acolhedores.

Porto da Folha é também muito visitada no período da sua vaquejada, que foi criada em 1969 e acontece sempre no mês de setembro. Dezenas de vaqueiros saem caatinga a dentro para pegar o brabo e resistente boi que é liberado na mata. Trata-se de uma disputa acirrada entre os vaqueiros para demonstração de força, fé e coragem.

Mas se sua opção é mesmo se divertir sem ficar em estradas à procura de história e tradição, grude no rio. O banho e o bate-papo com moradores da região e outros turistas vale a pena.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário