segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Corredor Cultural Irmão abre nova exposição


O tema foi inspirado no Dia da Consciência negra,
 comemorado dia 20 de novembro.
Créditos: Ascom Secult.

Infonet > Cultura > Noticias > 05/11/2015.

Corredor Cultural Irmão abre nova exposição
Sergipe Negro e Plural é o tema deste da mostra deste mês

Intitulada “Sergipe Negro e Plural – Homenagem à Yalorixá Mãe Marizete”, a nova exposição do Corredor Cultural Wellington dos Santos “Irmão”, será lançada nesta sexta-feira, 06, às 11 horas, na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O tema da mostra deste mês tem como inspiração o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares.

A homenageada da exposição, Mãe Marizete foi iniciada no candomblé para o Orixá Yansã por Mãe Nanã no ano 1940, recebendo o nome inicíatico Oyá Matamba. Com a morte de Mãe Nanã, Mãe Marizete assumiu todas as funções religiosas e o comando do centenário Abaçá São Jorge, em Aracaju. Possui atualmente mais de 1600 iniciados no candomblé em Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Maranhão, Ceará, Espírito Santo, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, além de estrangeiros e residentes na Itália, Portugal, Espanha, Alemanha e Estados Unidos.

Com curadoria do diretor de Formação Edição e Memória da Secult, Mário Britto, a exposição contará com as xilogravuras de

Jacira Moura Ribeiro e Vilma Rebouças, esculturas de Josemir da Silva Costa e Zeus, fotografias de Janaína Couvo, telas de João Santos, e artesanatos de Joyce Tavares. Na cerimônia de abertura, o público poderá assistir à apresentação do Grupo Um Quê de Negritude, do Colégio Estadual Atheneu Sergipense.

Durante a exposição também serão homenageados com menção honrosa personalidades sergipanas que contribuíram com a preservação e divulgação da Cultura Afro do Estado. Entre eles está a Yalorixá Maria Angélica de Oliveira, Lôxa Bárbara Cristina dos Santos, Irivan Assis Santos Silva, a professora mestra Maria Nely dos Santos Ribeiro e o Severo D’Acelino. A mostra segue aberta ao público até o dia 08 de dezembro.

Fonte: Ascom Secult.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário