sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Santo Amaro realiza projeto de contação de histórias.

Foto: Ascom.

Infonet > Cultura > Noticias > 17/11/2015.

Santo Amaro realiza projeto de contação de histórias.

Projeto de contação de histórias para crianças ''Ler é sonhar'

Com o objetivo de aproximar as crianças da leitura, a Prefeitura de Santo Amaro das Brotas, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza do projeto de contação de histórias para crianças “Ler é sonhar”. O projeto iniciou nesta segunda-feira, 16, na Biblioteca Municipal e contou com a participação de alunos da Escola Chão de Estrelas.

A diretora de Divisão de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Mayra Figueirôa, explica o motivo que a levou a criar o projeto. “Nós queremos dissipar no meio infantil a literatura, não somente desenhos e filmes infantis, mas a leitura também, que é um começo, pois, ao longo da vida precisamos ler muito pra conseguir nossos objetivos. Sabendo ler e interpretar as informações, as coisas ficam bem mais fáceis”, explica.

“Pretendemos dar continuidade até quando for possível. Será realizado sempre na Biblioteca Municipal, pois o espaço é ótimo e já temos contato direto com o livro, então o objetivo fica real. Será inicialmente no horário da manhã, para pegarmos alunos do turno e depois passaremos para o horário da tarde, mas acontecerá apenas em horário de aula”, diz Mayra, orgulhosa.

Segundo a diretora, o projeto acontecerá a cada quinze dias. “Durante as férias daremos uma pausa no projeto e recomeçamos assim que as aulas retornarem. A gente vai pegar duas turmas a cada quinze dias de todas as escolas do município, isso até terminarmos do maternal até a segunda série, que é a faixa que vamos realizar essas atividades lúdicas. Da terceira série pra cima, pretendemos criar outros projetos, pra tentar trazer todos para o meio, só que com níveis diferentes, para não ficar uma coisa legal para uns e chato para outros”, disse.

Mayra fala dos benefícios da leitura e enfatiza a participação do contador de histórias, Márcio José, do grupo Ciranda Alternativa. “A leitura nos faz aproximar das coisas, das pessoas, ter um vocabulário melhor, mais opiniões sobre as coisas, outra visão do mundo, paciência para ouvir e interpretar. É possível conseguir muita coisa apenas pelo ato de ler, produzir um bom texto, bons argumentos, falar com as pessoas de uma forma diferente, de uma forma amena que deixa a pessoa a vontade”.

“Ler abre novos mundos e nem precisa ir muito longe para isso, a leitura, independente do gênero, abre portas diferentes do que você teria se apenas assistisse, pois ali é o mundo ao seu controle. Deixando claro que esse projeto é nosso, mas se não fosse o Márcio do Ciranda Alternativa, não teria nenhum sentido, ele tem muita importância nesse projeto”, conclui Mayra satisfeita com o resultado do “Ler é sonhar”.

Fonte: T.Dantas Comunicação e Marketing

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário