quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Galeria J. Inácio recebe III Mostra Coletiva da FAVS





Publicado originalmente no site Sergipe Cultural, em 04/02/2016.

Galeria J. Inácio recebe III Mostra Coletiva da FAVS

Pinturas, desenhos e fotografias de 25 artistas compõem a III Mostra Coletiva do Fórum de Artes Visuais de Sergipe (Favs), lançada nesta quarta-feira, 03, na Galeria J. Inácio. A exposição é a última de uma série, que teve curadoria da Favs, a partir de uma parceria com Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“Essa Mostra é um exemplo do que se pode fazer quando o setor da cultura se organiza e busca a parceria com a Secretaria da Cultura. Nas outras duas mostras nós tivemos cerca de mil e quinhentas visitações, e esta certamente terá o mesmo sucesso”, enfatizou o Assessor Executivo da Secult, Irineu Fontes, que representou o secretário Elber Batalha na cerimônia.

Durante a sua fala, a representante da Favs, Melissa Warwick parabenizou todos os 81 artistas que integraram as três edições da Mostra Coletiva do Fórum de Artes Visuais de Sergipe, assim como todas as pessoas que contribuíram para realização das mostras. Ela ainda anunciou a criação de um catálogo, em parceria com a Secult, que reunirá as obras destes artistas.

Pela primeira vez expondo o seu trabalho, o fotógrafo João Hungria considera gratificante ter a sua obra ao lado da de outros artistas. “Para nós, artistas, essa visibilidade do nosso trabalho é muito importante, é uma realização. Fico feliz em fazer parte desse grupo de pessoas selecionadas para a Mostra e espero que haja mais projetos desse tipo em nosso Estado”, relatou.

O mesmo defende o artista visual, Luciano Freitas. “Um fórum é um lugar de diálogo. Então colocar as obras para dialogar, o que é muito interessante, pois estimula a troca de experiências entre os próprios artistas”, falou. Para a design, Amanda Pinto, expor a sua obra é uma gratificação. “É muito legal essa iniciativa da Mostra. Nós artistas precisamos de oportunidades para mostrar nosso trabalho, e esse projeto nos traz isso”, afirmou.

Ao final da cerimônia, o público pode apreciar as intervenções artísticas das dançarinas Mayra Magno, que apresentou a coreografia de “O Sonho”, e da doutoranda em dança, Renata Carvalho, que abordou o feminino da obra do artista francês Amadeo Modigliani em “Por entre Modigliani e outras intimidades”.

Novas exposições

A partir de março deste ano até novembro, a Galeria de Arte J. Inácio receberá seis exposições selecionadas através de Edital de Ocupação promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart). O Edital tem como objetivo ocupar de forma democrática a Galeria J. Inácio, estimulando a produção emergente em artes visuais e a divulgação do trabalho dos artistas.

A Galeria J. Inácio fica em anexo à Biblioteca Pública Epifânio Dória, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, no bairro 13 de Julho e está aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Fotos/Legendas:
F/1 - Amigos e adimiradores da arte compareceram na vernissagem.
F/2 - O fotógrafo João Hungria.
F/3 - Amanda Pinto em sua primeira exposição.
F/4 - Luciano Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário