terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Personalidades de SE ganham formas nas mãos de artista.

 Charles Henri em seu ateliê pintando o retrato do prefeito de Aracaju.
 Fotos: Portal Infonet.







Infonet > Cultura > Noticias > 02/03/2013.

Personalidades de SE ganham formas nas mãos de artista.

Mais de 2.500 pessoas foram retratadas pelas mãos do artista.

Com mais de 2.500 telas pintadas entre personalidades e anônimos, o retratista Charles Henri Oliveira Santos abriu o seu ateliê para mostrar a sua arte a equipe do Portal Infonet. Personalidades Sergipanas como o reitor da Universidade Tiradentes Jouberto Uchoa, os empresários Antônio Carlos Paes Mendonça e Adierson Monteiro ganham forma e traços nas mãos do artista que utiliza a pintura a óleo como obra-prima.

Para o artista, o desejo de pintar veio desde os sete anos de idade na cidade de Alagoinhas, quando ainda criança, foi mandado a desenhar o que queria ganhar de presente de Natal. “Como eu estudava no colégio de freira em Alagoinha, lá pediram para eu desenhar o que eu gostaria de ganhar no Natal, eu desenhei uma bicicleta e a freira não acreditou que foi eu que tivesse pintado e mandou eu ir pintar na presença da madre superior, eu fiz novamente e ai veio o estalo de desenhar”, conta ao acrescentar que ainda pretende fazer a faculdade de belas artes.

De lá para cá o interesse de pintar só aumentou e fez com que Charles Henri optasse por retratar personalidades e pessoas anônimas. Mas foi com um "empurrãozinho" do amigo Diogenes Brayner que o artista passou a utilizar a técnica da pintura a óleo. "Os primeiros desenhos eram retrato a lápis, aí um dia o meu amigo Diógenes Brayner perguntou se eu não fazia uma pintura de tela a óleo para que ele desse de presente a noiva dele, eu fiz a primeira vez, ele adorou, o quadro chamou tanta atenção que não parei mais de fazer pintura de óleo sobre tela”, conta.

Segundo o artista, algumas telas são vendidas, custando em média R$ 1.000 reais por uma tela de 40 X 50, mas outras são doadas pelo próprio artista. “Eles tem um prazer de ter no seu gabinete, mas faço de todos que quiserem ter uma obra de arte. Eu faço a minha exposição, faço a propaganda, as pessoas veem e fazem a encomenda. Aqui não é fotografia, não é fototela, é pintada a mão mesmo através da foto ou da figura humana presente”, afirma.

Charles Henri ainda trabalha para terminar o retrato do prefeito de Aracaju João Alves Filho (DEM) que deve ser entregue ao próprio homenageado. Assim que finalizar a obra, o próximo passo será concluir a tela dos artistas J.Inácio e José Peixe que fará parte da exposição “Personalidades 2013” que deve acontecer ainda este ano em um dos shoppings da cidade.

Quem tiver interesse em ter uma tela pintada pelo retratista Charles Henri pode ligar para o (79) 9961-6708/ 9977-0559 ou ir até o ateliê do pintor situado a Rua Rafael de Aguiar, 249, bairro Cirurgia.

Por Aisla Vasconcelos.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário