domingo, 28 de fevereiro de 2016

Projeto Cordel Acordando é aprovado pelo Conselho

Foto: Divulgação.

Infonet > Cultura > Noticias > 23/02/2016.

Projeto Cordel Acordando é aprovado pelo Conselho.

O projeto passa a contar com apoio financeiro da Funcart.

Cordelistas, poetas e repentistas sergipanos realizaram mais uma reunião, nesta terça-feira, 23, na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), com o intuito de dar andamento a ações pelo fortalecer o cordel no Estado. No encontro, a cordelista e coordenadora da Sala de Cultura Popular da Biblioteca, Izabel Nascimento, informou aos colegas sobre a aprovação do projeto “Cordel Acordando”, pelo Conselho Estadual de Cultura.

Com a aprovação, o projeto passa a contar com apoio financeiro do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart). “Através deste recurso, será possível realizarmos feiras de cordel ao longo do ano todo, algo que nunca alcançamos antes. Graças a Secretaria de Estado da Cultura, que nos recepcionou e encaminhou para o Conselho, conseguimos este apoio que será repassado para a sociedade sergipana, viabilizando um contato direto da comunidade com o cordel e seus autores”.

O projeto “Cordel Acordando”, tem como objetivo a realização de uma feira mensal, itinerante, que circularia por pontos estratégicos de Aracaju e de outros municípios do Estado. “A ideia é levar os cordelistas e suas obras para espaços abertos, onde poderão interagir com o público, mostrando que, embora tradicional, a literatura de cordel é viva”, acrescentou Izabel.

A partir do projeto outras discussões surgiram entre o grupo, a exemplo da vontade de regularizar os cordelistas em uma entidade representativa. Nesse sentido, o grupo decidiu promover uma convocatória com os membros da associação que já existe, para conhecer a atual situação da entidade e discutir, em conjunto, quais os procedimentos de devem ser encaminhados.

Durante a reunião o músico e cordelista, Chiquinho do Além Mar, falou sobre a importância de a categoria estar unida em prol do fortalecimento e da divulgação do cordel. “Este é um grande momento para o cordel em Sergipe, pois não lembro quando foi a última vez que nos reunimos para um debate assim. Considero estes encontros muito importantes”, ressaltou.

O encontro também contou com a presença de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN/SE). A próxima reunião do grupo de cordelistas está marcada para o dia 1º de março, também na Biblioteca Pública Epifânio Dória, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, no bairro 13 de Julho, Aracaju.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário