terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Mais de 10 esculturas desfilam no cortejo do Rasgadinho




Fotos: Tássio Andrade/G1.

Publicado originalmente pelo site G1SE., 07/02/2016.

Bonecos gigantes abrilhantam Carnaval em Sergipe.

Mais de 10 esculturas desfilam no cortejo do Rasgadinho.
Cada boneco leva em média 20 dias para ficar pronto.

Tássio Andrade
Do G1SE.

O boneco gigante, mais conhecido como boneco de Olinda, é uma tradição do Carnaval em várias partes do Brasil. Aqui em Sergipe, não é diferente, ele sempre ganha destaque nos cortejos pelas ruas da cidade. Somente no Bloco Rasgadinho, serão mais de 10, e cada um representa uma personalidade sergipana.

A estrutura pesa em média mais de 15 quilos, a cabeça é toda trabalhada em isopor, os adereços também são importantes. A cantora Clemilda, que morreu em 2014, é um dos principais destaques do Carnaval deste ano.

Robson Aragão é artista plástico há 33 anos e se apaixonou pelos bonecos gigantes. “Já trabalhava com arte, e em uma passagem por Olinda, lá em Pernambuco, decidi aplicar minha arte nos bonecos. Isso me encantou e até hoje faço questão de esculpir cada rosto. O boneco de Olinda agora virou também o boneco do Rasgadinho. Fazer Clemilda foi um presente, caprichei nos detalhes, ela gostava muito de usar brinco e pulseiras de prata, então trabalhei nisso”, conta o artista plástico.

O boneco gigante que representa o cantor Rogério, que morreu em 2014, também é destaque no cortejo do Rasgadinho. “Fazer o boneco dele deu um pouco mais de trabalho por causa dos braços. Quis destacar o microfone e a mão que ele sempre levantava enquanto cantava. Esse boneco é um pouco mais pesado que os outros deve chegar nos 20 quilos”, destaca Robson Aragão.

O artesão Cleverton Caetano esse ano recebeu um pedido especial. Moradores que realizam um bloco de rua na capital pediram para ele esculpir uma senhorinha símbolo do bloco carnavalesco. “Essa senhora criou o bloco e a turma da rua trouxe uma foto dela e pediu para fazer um boneco gigante da idosa. Com certeza, o Carnaval do bloco deles vai ser bem mais animado esse ano”, diz Cleverton.

Segundo Cleverton, cada boneco demora em média 20 dias para ficar pronto. “Com a volta dos carnavais de bairros, a demanda pelos bonecos aumenta em mais de 100%. A volta da tradição enriquece o nosso trabalho aqui em Sergipe”, conclui o artesão.

Texto e fotos reproduzidos do site: g1.globo.com/se/sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário