terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

História do Carnaval ganha exposição no Mirante da 13 de Julho


Publicado originalmente do site G1 SE., 03/02/2016.

História do Carnaval ganha exposição no Mirante da 13 de Julho.

Projeto reúne textos e fotos que contam as fases da festa.
Mostra poderá ser visitada de segunda a sábado.

Do G1 SE

A exposição “Milênios de Folia” está em exibição no Mirante da 13 de Julho até o dia 29 de fevereiro. O projeto é organizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

O público conhecerá a história do Carnaval, desde a origem à atualidade, as várias formas de manifestação no Brasil e no mundo. A mostra poderá ser visitada de segunda a sábado.

Textos e fotografias detalham as várias fases do Carnaval. O uso de máscaras, adereços, cânticos e fartos banquetes ainda na antiguidade são destaques do projeto.

O contraste entre a igreja e a folia também está destacado na exposição. Na viagem histórica, a mostra faz referência ao Brasil. O carnaval no país é visualizado de diversas formas, a depender da região.

Passando pela Bahia, a exposição conta a origem do trio elétrico, iniciado com Dodô e Osmar. Quanto ao Carnaval em Pernambuco, o destaque está no frevo, lembrando que o ritmo surgiu a partir da mistura de diversos gêneros musicais, a exemplo da marcha, maxixe e os passos inspirados na capoeira, inseridos em outros ritmos de dança.

Os bonecos gigantes também são destaques, como peças fundamentais que acompanham os blocos carnavalescos. Partindo para o Maranhão, a marca registrada está no fofão, tambor de crioula e boi do Carnaval.
A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.

Com informações da Funcaju.

Texto e imagem reproduzidos do site: g1.globo.com/se

Nenhum comentário:

Postar um comentário