domingo, 28 de fevereiro de 2016

Movimento do Choro Sergipano homenageia Luiz Americano

Foto: Divulgação.

Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 24/02/2016.

Movimento do Choro Sergipano homenageia Luiz Americano.

Show acontece na próxima sexta, 26, às 19h30, no Café da Gente Sergipana.

Por: Gilmara Costa/Equipe JC.

Em 27 de fevereiro de 1900, nasceu o músico e o compositor sergipano de choro, Luís Americano Rego. Exímio instrumentista, atuou com grandes músicos como Pixinguinha, Bonfiglio de Oliveira e Donga, sendo convidado em 1940, por Villa-Lobos, a participar da gravação a bordo do navio “Uruguai”, para o disco “Native Brazilian Music”, idealizado e dirigido pelo maestro norte-americano Leopold Stokowski. É a este sergipano que completaria 116 anos de vida, que o Movimento do Choro presta homenagem nesta sexta, 26, às 19h30, no Café da Gente Sergipana.

“Trata-se de uma justa homenagem ao grande nome do choro, que nos deixou um extenso legado musical, tendo acompanhado artistas como Orlando Silva e Carmem Miranda. Luiz Americano também participou de orquestras. É, sem dúvida, um músico de grande expressão em nossa música e que merece essa lembrança, com uma apresentação dedicada à sua obra”, disse Sérgio Thadeu, idealizador e organizador do Movimento do Choro Sergipano.

No repertório do grupo Odir Caius & Regional, que comandará a festa, canções de Luiz Americano e clássicos do gênero musical. “Teremos a apresentação de composições como ‘É do que há’, de autoria de Luiz Americano, e que foi o primeiro choro ouvido por Jacob do Bandolim, que também se consagrou um grande músico. Mas terá muito mais, com a execução dos grandes clássicos do choro, com muita alegria”, afirmou Sérgio Thadeu.

Mais sobre Luiz Americano

Foi na adolescência que Luiz Americano começou a aprender clarineta. Em 1921, transferido para o Rio de Janeiro, passou a atuar como músico profissional, tocando sax alto e clarineta. Integrou algumas das orquestras mais atuantes nos anos 20, quando o sistema elétrico de gravação foi implantado no Brasil e transformou-se num músico importante na evolução da linguagem do choro.

Excursionou pela América do Sul e, nos anos 30, tocou em orquestras de jazz. Foi também compositor e tocou em orquestras de rádios e dancings. Intensa atividade artística foi registrada entre as décadas de 1930 e 1940, fazendo sucesso como compositor e solista, gravando com os mais prestigiados cantores da época.

Movimento do choro

Em 2013, nascia o Movimento do Choro Sergipano, com a reunião de vários grupos, na Aease (Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe), com a organização de Sérgio Thadeu, filho do radialista Tadeu Cruz, que durante 22 anos esteve à frente do programa dominical dedicado ao choro, Domingo no Clube. Disposto em não só assumir o posto deixado pelo pai, após sua morte, Sérgio Thadeu também idealizou um projeto que movimentasse e fortalecesse o cenário do choro local.

E eis que um ano depois era firmada a parceria com o Café da Gente Sergipana, onde todas às sextas-feiras tem apresentações do choro com o movimento. “Nesse período de Movimento do Choro temos visto cada vez mais as pessoas comparecendo aos encontros, e mais grupos, mais locais colocando o chorinho em destaque. É muito gratificante. Tanto aquelas pessoas que já gostam no gênero quanto novos admiradores agora contam com diversas opções de shows, pois na cidade tem lugar com apresentação de choro sempre e isso é muito bom. Hoje é notório que o choro tem alcançado cada vez mais espaço”, afirmou.

Sempre buscando relembrar grandes nomes do chorinho, as edições do projeto buscam a cada apresentação homenagear artistas que contribuíram de maneira expressiva para o gênero. Por isso, músicos como Egnaldo do Bandolim, considerado o pai do bandolim em Sergipe; e Waldir Azevedo, mestre do cavaquinho e autor do choro “Brasileirinho”, já foram homenageados.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

3 comentários:

  1. Fico imensamente grato pela homenagem dedicada ao meu saudoso avô. Vivo no rio de Janeiro, e procuro manter viva a memória de Luiz Americano, atuando sempre na preservação e divulgação de sua belíssima obra.

    OSMAR PEREIRA FILHO (Neto do compositor/interprete)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário caro Osmar. Um abraço.

      Excluir
    2. Caro Osmar, enviei seu comentário para o Sérgio Thadeu, que na oportunidade o mencionou em seu programa de Rádio.

      Excluir