terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Sergipano supera depressão e lança livro de poesias.

Autor exibe sua primeira obra com orgulho.
Foto: Portal Infonet.

Infonet > Cultura > Noticias > 13/02/2016.

Sergipano supera depressão e lança livro de poesias.

Heribaldo Doroteu já prepara segundo livro só com contos.

“Este livro representa uma nova fase na minha vida. Mais do que uma superação, ele estampa a felicidade presente em mim hoje!” Estas foram às palavras do poeta sergipano Heribaldo Doroteu, durante o lançamento do seu primeiro livro – Balaio de Poesias – no Sesc do bairro Siqueira Campos. Ao Portal Infonet o autor falou sobre o orgulho e realização ao ver seu trabalho transformado em obra, contou sobre o momento delicado em que viveu – ponto de partida para construção do livro, e engrandeceu uma amiga que, segundo ele, foi essencial por essa nova fase da vida.

Hoje integrante do Grupo de Idosos Nova Vida, trabalho social desenvolvido pelo Sesc, o sr. Heribaldo conta que antes de entrar para o projeto, enfrentava uma depressão que quase o fez se esquecer do que era felicidade. “Passei por uma época difícil em minha vida logo quando tive de abandonar meu comércio por conta de uma sequencia de assaltos. Entrei numa fase depressiva que quase me fez desistir de tudo, mas foi aí que conheci o grupo”, conta o poeta. Para ele, participar do grupo com outros idosos foi determinante para integração com o teatro, música e, sobretudo, poesia.

E toda a superação na vida do recém-autor tem, como muitas outras histórias, uma figura responsável. Heribaldo estampa o sorriso ao citar o nome de Joana Angélica, assistente social do Sesc qual o idoso aponta como “grande musa inspiradora”. “O livro representa uma nova fase em minha vida. Veio como uma forma de me engrandecer e devo tudo isso à minha grande musa inspiradora Joana Angélica, que me estimulou desde quando eu escrevia poesias por brincadeira”, revela.

A assistente social e amiga íntima do autor parecia ainda mais satisfeita com a publicação da obra. Joana pontuou que todo o merecimento é exclusivo do sr. Herivaldo e diz que sua intervenção foi apenas em perceber o talento ainda não explorado no idoso. “Isso daqui para mim é uma realização não só profissional como também pessoal. Quando o vi, senti que tinha algo a mais nele que com a aproximação eu pude estimular. Lapidar esse diamante só fez as pessoas perceberem o valor que ele sempre teve e o lançamento do livre veio para enriquecer o nosso projeto desenvolvido há 30 anos com os idosos”, contou orgulhosa.

O livro Balaio de Poesias conta história e experiências da vida de Heribaldo Doroteu e fica disponível para venda no Sesc e, nos próximos dias, será viabilizada a possibilidade de vendas pela internet. O projeto do autor é continuar escrevendo livros e já esboçou até nome para o próximo. “Temos um material de 180 páginas qual pretendo dar o nome de ‘Diversas Formas de Felicidades’, composto só por contos. Vamos esperar primeiro o sucesso do recém-lançado para trabalhar em cima do outro”, planeja.

Por Ícaro Novaes e Aldaci de Souza.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário