quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O Segredo de Poço Redondo é uma superprodução

Foto: assessoria do espetáculo.

Infonet > Cultura > Noticias > 16/02/2016.

Grupo de Teatro Raízes Nordestinas estreia espetáculo.

O Segredo de Poço Redondo é uma superprodução.

O Segredo de Poço Redondo é uma superprodução, que conta com a participação de mais de trinta personagens, sessenta figurinos, música tocada e cantada ao vivo, e terá a sua estreia na capital, no dia 19 de fevereiro, às 17 horas, em frente ao Centro Cultural de Aracaju, antiga alfândega, na Praça General Valadão. Além do espetáculo, vai acontecer uma apresentação do Trio Pé de Serra Raízes e o lançamento do CD Canção Camponesa do Semiárido - Teatro, Poema e Canção das Raízes do Sertão de Sergipe. Vale a pena conferir!

Com cerca de oitocentos mil quilômetros quadrados, o Sertão nordestino, historicamente, se destaca no cenário nacional como um lugar privilegiado de memória, identidade e patrimônio, fruto de diversas produções artísticas e culturais. Mesmo nos aspectos da Pré-história, no que se refere à Arte, nossa região possui cenários ímpares: complexo arqueológico de pinturas e gravuras rupestres, sítios paleontológicos e tantos outros patrimônios históricos que poderiam elencar naturalmente a lista mundial do Patrimônio da Humanidade.

Surge o Grupo Raízes

Inspirado nesse contexto de tão expressivo cenário sociocultural, em 2001 nasce o Grupo de Teatro Raízes Nordestinas, formado por jovens camponeses das comunidades Maranduba e Queimadas localizadas no município de Poço Redondo-SE. O Grupo estabeleceu como trajetória a luta pela emancipação no campo, a partir da organização e da formação da juventude em torno da prática da arte/teatro em que, posteriormente, essa arte se desponta também para a educação popular. “Com o nosso fazer, buscamos contribuir para que a cultura e a arte se afirmem como fatores de um desenvolvimento que considere todas as dimensões da vida, e alimente os sonhos da juventude do campo, que, muitas vezes, é forçada a deixar sua terra natal em busca de condições de subsistência”.

A Produção Teatral do Grupo

Ao longo desses anos, o grupo tem produzido e circulado diversos espetáculos de teatro que revelam nos seus elementos cênicos e narrativos a própria vida do povo nordestino, como A Cabra e o Consórcio do Bode, A Ida ao Juazeiro, A Força que Nunca Seca, Os Corumbas, A Megera Domada, As Donzelas Penadas no Altar de Santo Antoinho, entre outros. E em 2015, nasce o trabalho que traduz expressivamente essa construção em torno do viver/fazer camponês: O Segredo do Poço Redondo! A narrativa se desenrola em torno de um casal de camponeses que viajam para a capital motivados pelo desejo de mudança, até perceberem que o que tanto procuram está presente em seu território. O trabalho que teve a sua estreia no alto sertão no último dezembro, com mais de 20 apresentações nos povoados do semiárido, agora se prepara para a sua estreia na capital, Aracaju.

A Sinopse

O Segredo do Poço Redondo conta a dramática história de Chico de Poço Redondo e Glorinha de Maranduba, moradores do semiárido sergipano onde a escassez da agua é uma sofrida realidade, e que interfere diretamente em suas vidas. Na busca desesperada por uma solução para os problemas vivenciados em seu cotidiano, Chico convida Glorinha a acompanhá-lo numa viagem atrás de um segredo quase revelado por Padre Cícero num sonho que ele teve com o santo padre, o qual iria mudar o seu destino. Abandonando a sua casa e tudo que construíram com muita dificuldade, Chico e Glorinha arriscam-se nessa aventura. Em suas andanças, vão cruzando com personagens intrinsicamente ligados ao universo da cultura popular, como ciganas, ladrões, cordelistas, mestres populares, loucos andarilhos que vão lhes auxiliando em sua viagem. O desfecho desta história é surpreendente, pois convida o público presente a uma reflexão acerca de que tesouro procuramos para as nossas vidas: se o tesouro dos contos de fada, que não existe, ou se o tesouro da sabedoria de perceber quando o ouro reluz perto de nós. A

Fonte: assessoria do espetáculo.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário