sábado, 12 de março de 2016

Corredor Cultural homenageia Lú Spinelli no Dia da Mulher










Publicado originalmente no site Sergipe Cultural, em 08/03/2016.

Corredor Cultural homenageia Lú Spinelli no Dia da Mulher

Composta por pinturas, esculturas e fotografias de sete artistas mulheres, a nova exposição do Corredor Cultural Wellington dos Santos “Irmão”, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi lançada nesta terça-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Intitulada “Ser Mulher, Ser de Luz”, a mostra teve como principal homenageada a bailarina e professora Lú Spinelli, que faleceu em novembro do ano passado, deixando um grande legado para a dança em Sergipe.

“Lú Spinelli é uma figura emblemática da cultura sergipana. Ela foi pioneira na implantação de um estúdio de dança no Estado e teve um papel inquestionável no fomento desta manifestação artística, tanto que, muito do que se faz ainda hoje em coreografias e espetáculos de danças, deve-se a ela. O Corredor Cultural, além de trazer exposições, tem a vertente de sempre homenagear algum expoente da arte e, neste sentido, nada mais justo do que Lú Spenelli ser homenageada”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha.

A bailarina foi representada pelo filho, Kiko Spinelli, a neta, Nathalia Spinelli e a ex-nora e amiga, Ciça Pina. “Muito obrigada a todos vocês pelo carinho e pela dedicação à Lú. Este é um reconhecimento muito importante pelo trabalho que ela desenvolveu”, declarou Ciça Pina durante a cerimônia.

Nesta edição o Corredor recebe obras das artistas Anete Sobral, Dioneia Patterson, Hortência Barreto, Judite, Júlia Duarte, Márcia Guimarães e Rosa Faria. Pela segunda vez expondo no Corredor, Márcia Guimarães acredita que o espaço é uma vitrine muito boa para os artistas. “Acho excelente expor aqui, pois é um espaço bem visto, por estar na sede Secretaria da Cultura e pela grande circulação de pessoas”, afirmou a artista especializada em pinturas com aquarela sob papel. “Trabalho com outras técnicas também, mas prefiro a aquarela por ser mais solta em relação aos detalhes. Fiz um trabalho sobre dança especialmente para esta exposição”, acrescentou.

Também foram homenageadas com Menção Honrosa doze mulheres que se destacam em Sergipe, na cultura e nas artes. Entre elas estão, Aglaé D’Ávila Fontes, Ana Conceição, Ana Dortas Valadares, Ana Medina, Ádria de Araújo Ramos Lavres, Cecília Pontal, Célia Duarte, Clea Brandão, Dorinha Teixeira, Elza Batalha, Ilma Fontes e Joilma Valeriano. A cerimônia contou ainda com a apresentação da cantora Celda Fontes e do dançarino Gladston Santos, que fez uma coreografia em homenagem a Lú Spinelli.

Sobre a homenageada

Baiana radicada em Aracaju desde 1971, Regina Lúcia Matos Spinelli, ou simplesmente, Lú Spinelli, foi pioneira na introdução da dança moderna e contemporânea em Sergipe. Fundou a Escola Studium Danças em Aracaju onde produziu diversos espetáculos, além de formar e exportar dançarinos para vários estados do Brasil e outros cantos do mundo. Em mais de 50 anos de carreira, Lú Spinelli também integrou o Conselho Estadual de Cultura de Sergipe e o Conselho Brasileiro de Dança (CBDD).

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário