segunda-feira, 7 de março de 2016

História e artesanato fascinam turistas nos mercados centrais de Aracaju




Publicado originalmente no site Turismo Sergipe, em 28/06/2010.

História e artesanato fascinam turistas nos mercados centrais de Aracaju.

Poderia ser mais um dia comercial no setor de artesanato do Mercado Antônio Franco e Thales Ferraz, mas a forte presença de turistas fez a movimentação crescer e os negócios aumentarem. É a constatação que tem quem visitou esses espaços nos últimos dias. Por conta do período junino é perceptível o aumento do fluxo de turistas circulando pelos pontos turísticos de Sergipe. "As cores desse lugar, a hospitalidade do povo e o atendimento que nos dispensam me fez convencer a família que devemos voltar aqui outra vez", resume a funcionária pública carioca Lisandra Matos, após fazer sua primeira visita aos Mercados Centrais de Aracaju.

Opinião que ela divide com Inácio Andrade, um mineiro de 70 anos de idade. Observando atenta e calmamente a produção de objetos em palha, ele se diz apaixonado pelo Estado. "Já tendo viajado para quase todas as capitais brasileiras, encontro aqui nessa cidade uma característica peculiar que não consigo descrever em palavras", poetisa. É tanto, que esta é a terceira vez que Inácio vem à Sergipe aproveitar o período junino.

Animação dos turistas que se reflete na economia. Comerciante no mercado Thales Ferraz a mais de 10 anos, Eunice Freitas conta que nessa época o movimento sempre aumenta, incrementando o faturamento de seu comércio. "O que mais vendemos nesse época é o artesanato feito em barro, como esses bonecos representando um trio de tocadores pé-de-serra. Os turistas gostam de levar algo que identifique Sergipe e se o objeto lembra o Estado e estiver acompanhado das cores da bandeira do Brasil ajuda ainda mais", afirma a comerciante fazendo lembrar que a Copa do Mundo também reflete em seus negócios e se torna atrativo para turistas.

Apesar de estar aposentada, a professora capixaba Odilia Silva ainda dá aulas de história para uma comunidade de alunos carentes em Natal. Conhecer a história de um lugar para ela é vivenciar de perto os lugares que foram palco dessa história. "Aracaju me fascina por ser uma cidade pequena e relativamente nova. Mesmo assim, por quase todo lugar que se vá se encontra um pouco da história da cidade. O Thales Ferraz é ainda mais especial pelo fato de as pessoas se mostrarem bastante receptivas. Elas não se negam a contar algum causo do passado", completa.

Texto e imagens reproduzidos do site: turismosergipe.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário