sábado, 19 de março de 2016

Rosário do Catete comemorou 180 anos de Emancipação política

A Igreja Matriz (foto) é um dos patrimônios históricos do município.

Publicada Originalmente pelo site do Jornal do Dia, em 15/03/2016.

Rosário do Catete comemorou 180 anos de Emancipação política.

No último sábado, 12 de março, o município de Rosário do Catete, localizado a 37 km de Aracaju, comemorou 180 anos de história. Com 105 km de área e localizado na Microrregião do Baixo do Cotinguiba, ao lado de Santo Amaro das Brotas, Divina Pastora, Maruim, Siriri, Carmópolis, Capela e General Maynard.

A história de Rosário do Catete começa em 1575, com a primeira tentativa de conquista de Sergipe pelo Estado da Bahia, comandada pelo seu governador Luiz de Brito. Seu nome provém de uma história na qual um grupo de negros encontrou a imagem de Nossa Senhora do Rosário em uma das matas da região, que teria sido deixada pelos jesuítas. O proprietário do engenho Jordão, Jorge de Almeida Campos, doou um terreno para a construção de uma capela em homenagem à santa. Assim, nascia a aldeia Nossa Senhora do Rosário, embrião do município de Rosário do Catete.

Filhos Ilustres - Grandes nomes da história de Sergipe nasceram em Rosário, especialmente no contexto político: João Gomes de Melo, o Barão de Maruim, Augusto Maynard Gomes, Leandro Maciel e Luiz Garcia, homens que, em seus tempos, governaram Sergipe. Também originou juristas, músicos além de um povo bravo e acolhedor.
Detentor da maior mina de potássio do Hemisfério Sul, Rosário do Catete tem sua economia focada na exploração mineral. O petróleo também é outra importante fonte de receita para a cidade e seu povo.

As principais riquezas históricas de Rosário são: a Capela de Nossa Senhora de Nazaré, uma construção histórica do século XVIII, erguida no antigo Engenho Novo; a Capela de São Benedito, construída para homenagear o santo venerado pelos negros; a Capela de São Evaristo, capela erguida com uma cruz em homenagem ao soldado negro que lutou pela independência de Rosário do Catete do município de Santo Amaro; a Casa das Irmãs de Caridade, a antiga casa de Augusto Maynard Gomes, ex-governador de Sergipe; a Igreja Matriz, templo santo construído no século XVIII pelos escravos que veneravam a imagem de Nossa Senhora do Rosário, é a igreja católica mais frequentada pelos rosarenses até hoje; e a Igreja Nossa Senhora do Amparo, construída no século XIX e restaurada em 1946, por Semeão Machado.

Cultura - As principais manifestações culturais de Rosário, desenvolvidas todos os anos, são o Carnacatete, festa realizada durante quatro dias no período carnavalesco, com tradicionais blocos de rua, entre eles o Chiquita Bacana, formado por idosos. Bandas de renome nacional e local também compõem o leque de atrações da festa ao lado das bandinhas de frevo; o Encontro Cultural, evento que reúne as mais tradicionais manifestações culturais do estado, com destaque para os grupos folclóricos como Reisado, Taieira, Batalhão dos Idosos, Guerreiro e Banda de Pífano; e a Festa do Catete, grande festa junina, estando entre as mais importantes prévias de forró em Sergipe.

A administração municipal sempre organiza atividades que conservam a memória da identidade e cultura local. Neste ano, aconteceu concurso de poesia escrita, com o tema Rosário Terra de Músico, encontro de Violeiros e Repentistas, Missa em Ação de Graça com a participação da Banda Nossa Senhora do Rosário, hasteamento das Bandeiras ao som da Banda Luiz Ferreira Gomes, corte do bolo para a população.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldodiase.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário